Atualização

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Google lança internet de 1 Gbps, e no Brasil internet de 8 mbps é chamada de turbo ...

  Por que aqui no Brasil nós ainda sofremos com o ADSL ...

" O Google anunciou nesta quinta-feira (26) a chegada oficial da sua banda larga ultrarrápida a Kansas City, no estado de Kansas. O projeto, que está em fases de testes, foi batizado de Google Fiber e anunciado em 2010. “O Google Fiber é cem vezes mais rápido que a banda larga média atual”, disse Milo Medin, vice-presidente dos serviços de acesso do Google. Publicações especializadas afirmam que os engenheiros do Google já conseguiram fazer downloads de quase 1 gigabit por segundo. Medin afirma que a internet nos EUA ainda funciona com a velocidade média de 5,8 megabits por segundo. (...) " 
  
Fonte: G1 (ler matéria na integra)

Para não ser hipócrita ou injusto, vale ressaltar que a tecnologia de fibra óptica tem seu grau de dificuldade de ser implementada, nem tanto pelo custo do cabo (que é um pedaço de vidro, em material bruto é mais barato que o cobre das linhas de telefone), mas sim pela infraestrutura, que nos EUA é razoável e no Brasil nem se fala. E o Google Fiber ainda só funciona na cidade do Kansas lá no EUA.

Porém, é triste ver que a Telefonica/Vivo considera um link de 8 mbps como Turbo, por metade do preço que o Google cobra por 1 Gbps. Seria comico senão fosse trágico.

E claro, se eu morasse no Kansas e pagasse 300 dólares (600 reais) teria um link de 10mbps por 7 anos. Sim, 7 anos, enquanto que seu eu continar pagando o mesmo preço para vivo nos próximos 7 anos, gastaria quase 8 mil reais, por um serviço centenas de vezes com menos velocidade e bilhões de vezes de pior qualidade. Revoltante, não? 

Sim amigos, eu ainda sofro com um link de ADSL porco de 1mbps da Vivo, uma grande bosta, já que no bairro onde eu moro não há concorrência, só tem a Vivo, e com um péssimo serviço.

Neste ano a maioria das operadoras já tem link de 100mbps, mas apenas para as regiões mais "chic" da cidade, o resto que se vire com link de 1 ou 2 mbps no máximo. E tem muito palhaço que ainda me critica por causa da minha crônica 100mbps hahahahaha, muitos só lêem o título, coitados, não viram que eu escrevi que técnicamente não existe barreiras, o problema no Brasil são outros que eu já cansei de repitir aqui.

A previsão de chegada de fibra óptica na minha região, um bairro normal da cidade de São Paulo é 2017 para a maioria das operadoras, agora eu fico pensando, hoje em alguns lugares privilegiados já tem links de 100mbps e uma cidade americana tem de 1  Gbps, em 2017, quando finalmente chegar esta tecnologia em todos os pontos da cidade e provavelmente onde é 100 mbps hoje será 1 Gbps, esta mesma cidade americana terá o máximo de? 10 Gbps? 100 Gbps?

Isto mostra o atraso que nós vivemos quando o assunto é telecomunicações. É uma pena que nós Brasileiros aceitamos este e outros atrasos de forma tão passíva. 

E aos moradores de Kansas, aproveitem :D

2 comentários:

Kerginaldo Filho disse...

Cará, fico indignado com as velocidades e preços ofertados no Brasil mais como bem disse o engenheiro do Google a velocidade média nós Estados Unidos da América (USA) é de 5,8 megabits por segundo, ou seja, não era para ser chamada Turbo mais sabemos que já melhorou bastante internet de 5Mbps aqui no interior do Rio Grande do Norte onde moro está R$89,90 um grande avanço levando em conta que antes eu tinha 256Kbps por R$39,90 OiVeloz isso em 2007 nem faz tanto tempo assim.

Casper disse...

@Kerginaldo

Sim, aqui no Brasil a média da banda larga deve estar entre 512kbps e 1Mpbs, e os preços ofertados além de ser um absurdo, em muitos locais só tem disponível baixas.

Eu mesmo sou vitima disso, como descrevi no post, ainda enfrento os mesmo problemas, apesar de morar na maior cidade do país, no meu bairro, a disponibilidade a apenas 1Mbps com apenas uma operadora.

5 ou 8 mbps não é "turbo" nem aqui, nem na china :P

Fico feliz que as coisas ai no RN tenham melhorado!

Agradeço pelo comentário!

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.