Atualização

sexta-feira, 27 de julho de 2012

[especial] Firefox 15 beta 1

Firefox 15.0b1 executando no Windows 7 SP1 Home Basic    

Desde sexta-feira passada (há uma semana atrás :P) a Mozilla liberou a primeira versão de teste do Firefox 15.0. Como é de costume, sempre a cada um mês e meio a mesma libera uma nova versão de testes da próximo geração do Firefox e nós do Vox sempre acompanhamos e testamos, apresentando para você um resumo da principais novidades. Confira! 

Obs: As imagens deste post estão em miniaturas para melhorar o carregamento da página, para visualizar as mesmas basta clicar nelas para abri-las em alta resolução. 

* Mudanças Gerais

Para o usuário comum este será mais um release sem nenhuma novidade visivel (mudanças visiveis apenas as novas funcionalidades para webmasters/webdesigners e desenvolvedores em geral), em sua versão para Desktop o mesmo teve muitos aprimoramentos internos bastante interessantes.

Para começar a correção de um bug tão antigo e tão chato que acompanha o Firefox desde a versão 3.5: O vazamento de memória causado pelas extensões. A função Memshirink que vem sendo desenvolvida desde o Firefox 4 finalmente evita que as extensões aloquem memória de forma descontrolada. Além disso houve muitas correções neste sistema de controle, que faz o Firefox diminuir o consumo de memória de forma vertginosa para quem usa extensões. (mais observações em Desempenho).

Outras alterações internas relevantes são o suporte a webapps para o Windows e MacOSX, e uma otimização na inicialização do browser no Windows, que a priori parece ter melhorado o tempo de carregamento do programa consideravelmente. (mais observações em Desempenho)

O Firefox 15 passa a contar com atualizações silenciosas, ou seja, o mesmo não vai mais apresentar janelas ou mesagens informando que precisa de atualização, ele irá fazer tudo sozinho, desde que você tenha o serviço de atualização da mozilla instalado e claro, tenha o Firefox na configuração padrão (você pode desativar esta função e voltar ao esquema antigo de atualização se você quiser em Opções - Avançado - Atualização)

Além disso, alguns aprimoramentos para HTML5, suporte ao protocolo SPDY v3 do google, um pequeno suporte a pdf (apenas estrutura, não dá para ativar ainda) e a inclusão do codec Opus completam o pacote de novos recursos.

* Depurador de javascript 


Mais uma funcionalidade do Firebug foi incorporada de forma nativa, um depurador de java script mais amigável e em tempo de execução da página foi adicionado. Apesar do Firebug ainda ser superior, já ajuda muito este depurador nativo.
* Modo de designer adaptável


O Modo de designer adaptavel permite ao webmaster/webdesigner ou desenvolvedor a ver seu site em diferentes resoluções. Este recurso ainda tem várias limitações, pois ele ainda é escalar (ou seja, acompanha a proporção do seu vídeo, se for 4:3 ele apenas apresenta resoluções nesta proporção, se for 16:9 idem), ou seja, você não tem ainda como selecionar todas as resoluções possíveis, mas é um recurso promissor (acho que também inovador, não me lembro de ver algo parecido em outros navegadores, corrija-me se eu estiver errado).
* Desempenho

Em compração ao teste passado, houve mudanças, e pela nossa métrica houve um acrésimo de memória em todos os parâmetros que testamos, porém temos que fazer algumas observações.

Mas antes, vamos aos números:
Memória de Trabalho Firefox 15.0b1 Firefox14.0b6
Inicio 29 MB (> 04 MB) 25 MB
Fim 89 MB (> 08 MB) 81 MB

A Memória de confirmação teve um aumento proporcional, o que dá para concluir que as alterações feitas nesta desta versão adicionou um leve peso nas tarefas normais do browser, que são imperceptiveis.
Memória de Confirmação Firefox 15.0b1 Firefox14.0b6
Inicio  37 MB (> 06 MB) 31 MB
Fim  99 MB (> 11 MB) 88 MB

Em navegação normal, fora do teste, tive resultados muito semelhantes aos dois testes anteriores, onde o browser consumiu em média 121 MB de RAM com um pico de 301 MB.

Porém, apesar deste acréscimo de memória, o desempenho melhorou, principalmente para inicializar o aplicativo. A inicialização do browser está mais rápida, como nós realizamos o teste sem nenhuma extensão ativada, dá para perceber o efeito da otimização. Não fiz nenhuma medição exata, mas ao clicar no ícone, o Firefox simplesmente piscou e abriu.

Quanto a melhoria com extensões, os nossos testes não captou, pois não usamos extensões em nossos testes. Farei algumas considerações sobre isto apenas no próximo especial.

Como eu posso repetir os testes?   

Muita gente me pergunta e por isso colocarei esta explicação em cada novo especial do Firefox. 

Nossos testes não tem nenhum segredo. Se quiser repetir o teste em sua casa, faça uma instalação limpa do Firefox beta (incluindo na criação e uso no teste de um novo perfil de usuário), com todas as extensões e temas desativados e sem página inicial.

Inicie o firefox e depois o gerenciador de tarefas de seu Windows. Espere o valor estabilizar e você terá a medida de Inicio. Para fazer a medida de Fim, basta acessar os nossos 3 sites, o Vox, o site do Chaos MenuGames e o fórum. Navegue por 5 minutos pelas páginas, quando terminar deixe o FF em repouso (aproximadamente 30 segundos á uma minuto), até o numero do consumo de memória estabilizar.

Eu evito de abrir muitas abas, o teste é feito com apenas 3 abas aberta. A maioria dos testes feitos por aí levam em conta que a maioria dos usuários abrem no máximo 5 abas quando navegam. 

* Conclusão

Acredito que os usuários comuns do Firefox depois de atualizarem o mesmo para a versão 15.0, não vai mais perceber que o mesmo foi atualizado, só quando alguma alteração muito grande for realizada, ou seja, o usuário do Firefox terá a mesma sensação que os usuários do Chrome e do IE tem. Não acho isto negativo, mas também não é uma virtude.

Espero que o desempenho que eu vi nos testes se apresente para os demais usuários, por que muitos destes aprimoramentos feitos até agora no Firefox e que nós acompanhamos, são superados pelo desleixo dos usuários que culpam o browser por qualquer travamento, quando na verdade é algum plugin desatualizado que causou tal problema.

Se você quiser testar o mesmo, clique no botão abaixo (ou aqui) e divirta-se! 


Download Beta
 PS: Uma nova nightly build do Chaos MenuGames II foi lançada, se quiser testar, clique aqui. Estamos perto de terminar a primeira revisão da versão 2.0 :D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.