Atualização

sábado, 16 de maio de 2009

100 Mbps? huahauhuahua ....


" Número de usuários no Brasil deverá dobrar e vamos rir de velocidades de 100 Mbps. Você apostaria? "

Fonte: Info (ler especial na integra)

Esse especial da info divido em três partes trás um prognóstico muito bom para nós usuários de internet no Brasil. Até 2015, vamos rir de velocidades de 100Mbps XD

Bom, eu tenho uma conexão de 100Mbps, ela é estável, nunca deu problema, e uma vez transferi um arquivo de 700 MB em quase três minutos. Bom, entre meu micro e o meu roteador, eu tenho 100Mbps nominais e sem qualquer tipo de restrição. Entre o roteador e o modem, eu tb tenho 100Mbps nominais, poderia ter até 1Gbps, pois o modem de banda larga que tenho aqui é GigaBit ethernet; Agora, minha conexão com a internet, está a 1Mbps no máximo.

As redes wireless N e o Gigabit ethernet são conexões que no futuro vão substituir muito em breve as conexões de rede atuais, isso não tenho duvida, mas acho imporvavel que em 2015 tenhamos links de 100Mbps com internet disponiveis para todos. Quem fez essa reportagem para info esqueceu de:

1) A inércia do governo (federal, estadual e municipal) e os contratos que o mesmo tem com as operadoras, quando ouve a privatização do sistema Telebrás, o governo e as operadoras estrangeiras assinaram um contrato de exploração (é essa a palava, levada no seu sentido literal) de 30 anos! Já passou 10, pelo menos nos próximos 20 anos, por lei e tratados, o governo brasileiro não pode interferir e deixar o duopólio (na verdade, só existem duas empresas, a Telefonica e a Oi) ditar as regras, os preços e a qualidade do serviço.

2) Melhorar o serviço de banda não compensa para as duas operadoras, primeiro pq ambas usam equipamentos velhos, muitos herdados da Telebrás ou sobras antigas da Europa. Tecnologias que as operadoras implantam aqui no Brasil já são coisa de museu em muitos paises (ADSL). Elas teria que investir muito alto para trocar tudo por fibra ótica ou mandar satelities, algo que não vale a pena (pra eles)

3) Os impostos e barreiras burocrativas tb são uma pedra no caminho. Digamos que as operadoras fiquem boazinha e queiram colocar um cabo de fibra ótica em cada casa do Brasil, só preço de importação de tanta fibra ótica e roteadores, sem dizer que para fazer novas ligações por fibra ótica em outros paises via oceano, tem que ter autorizaçaõ do congresso. É um custo muito alto, o que cai na condição anterior.

4) O Brasileiro ainda está pensando em internet com Dial-Up. Em resumo, o brasileiro usa a web 1.0 tradicional .Não adianta dar 1 Gbps com a internet pro sujeito para o mesmo acessar orkut e ler o Casper Vox. Muita gente no Brasil não está apenas no Dial-Up por que é forçado e não tem outra alternativa, mas pq tb está de bom tamanho pro sujeito.

Muitas pessoas só buscam links de banda larga menor que 1Mbps para acabar com o problema do telefone ocupado, conexão instável e para distribuir a internet para outro computador. Conheço uma família de classe média alta que tem uma conexão ADSL de 8 Mbps, eles tem sorte, moram do lado da central telefônica, a conexão é muito estável, nem parece serviço da telefonica, em março fui instalar um roteador LinkSys WRT150N, um roteador legal em termos de velocidade. Na casa, tinha 3 computadores desktop e 3 notebooks. No começo do mês, voltei para ver um problema numa das maquinas, ao acessar o Speedyzone, me espantei, o consumo mensal deles foi de 500 MB. Meu consumo mensal fica entorno de 10 GB em uma conexão a 1 Mbps, se fosse a 8 Mbps, isso triplicaria.

5) Somos um continente. O Japão só conseguiu deixar 80% de seus lares com fibra ótica pq é do tamanho do estado do Rio de Janeiro. Em 75% de nosso território, vc só conecta via dial-up ou por satélite, talvez fica rede de celular EDGE, nada de extraordinário.


Eu acho que em 2015 podemos ter sim links de internet de 100Mbps, não existe barreiras técnicas que impeça, o problema está na estrutura do país e os problemas apresentados acima, a nossa internet banda larga, porcamente não chega a 25% das cidades brasileiras, dificilmente vai chegar a 100% em 2015. Se tiver, só granfino vai pagar, como o Speedy de 30Mbps no Morumbi em São paulo o no leblon no rio.

Não sou nenhum guru da área de redes, mas se for pra profetizar como a info fez, deixo a profecia. Em 2015, a velocidade de conexão vai estar entre 10 a 60 Mbps, em São Paulo - Rio de Janeiro. Em média, banda larga de 5 Mbps pelas capitais e regiões metropolitanas ou pólos regionais. 40% dos municípios vão conseguir ter links de 2 Mbps. Esse seria um cenário mais realista.

Mas 100Mbps em 2015, vamos todos rir, até lá, roteadores e placas de rede de pcs vão esta em GigaBit, Redes sem fios tb vão chegar a esse patamar. Por tanto, prepare-se para rir, pois o jeito é rir, para não chorar.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.