quarta-feira, 4 de julho de 2012

Acelera, parte 4 ... Acharam o bóson fujão!!

A busca terminou ... não, ela só está começando!

" São Paulo - Uma equipe de físicos do LHC, o acelerador de partículas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), anunciou hoje (4) a descoberta de uma partícula que pode ser o Bóson de Higgs, a Partícula de Deus. O pronunciamento aconteceu em Genebra, na Suíça, como parte da Conferência Internacional de Física de Altas Energias (ICHEP 2012). (...) "  

Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

Estamos acompanhando esta novela desde 2008,  muitos disseram que o mesmo ia criar buracos negros e explodir o mundo, que o mesmo seria um desperdício de recursos, grana e energia. O CERN calou a boca de todos os críticos, a experiência deu certo, eu não disse que daria? :D

Esta partícula,  bóson de Higgs que eles descobriram (ta na cara, seria muito azar senão fosse o mesmo) é a partícula que dá "sustânça" (peso no português claro) as coisas, quer descoberta mais extraordinária do que esta?

Concordo que descobrir aliens ou a cura de todas as doenças do mundo seria mais extraordinário, mas em termos de realidade, foi uma experiência e tanto.

Claro, se eles não achassem nada, o pessoal ia descer o cacete, mas não seria uma derrota e sim uma correção: eles teriam que rever tudo de novo, levaria muito mais tempo, mas um dia uma nova conclusão seria tirada. A ciência não vive só dos acertos, vive também dos erros. Mas neste caso, como tudo deu certo, eles vão colher bons frutos.

A pergunta que não quer calar: o LHC agora virou um grande elefante branco? Com certeza não, uma máquina que foi feita para operar por 40 anos e custou 10 bilhões de euros não será desligada com apenas 10% de sua vida útil usada. Eles vão continuar a fazer experiências, acho que eles ainda vão descobrir muita coisa interessante, e claro, em um certo momento, vão utilizá-lo de forma comercial (e talvez militar, por que não?)

O mundo não acabou, pelo menos não pela mão do LHC. Esta novela não acaba aqui, e nós vamos continuar acompanhando as novidade que a ciência nos apresenta. Acelera :D

PS: O nosso site irmão, o Casper Studios teve um contratempo neste começo de mês, ele simplesmente sumiu depois que o server que nós utilizávamos cancelou nossa conta. Ele ficou cerca de 38 horas fora do ar, da noite de domingo até na manhã de terça. Consegui um novo server free, ele não é tão rápido quando o antigo mas "dá pro gasto". Qualquer problema, contate-nos.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.