Atualização

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Thunderbird em banho maria ...

 O Thunderbird já estava parado a muito tempo ...

" São Paulo - As notícias sobre a morte do Thunderbird, gerenciador de e-mails da Mozilla, podem ter sido exageradas. Em resposta à CNet, o time de desenvolvedores afirmou que continuará dando suporte ao aplicativo, mas deixará de adicionar funcionalidades e melhorias. “Para ser mais específico, a Mozilla não irá se concentrar em inovações para o Thunderbird, mas manterá ele estável e seguro”, afirmou JB Piacentino, diretor do Thunderbird à CNet. Ainda estão programadas as versões 14 a 17 para o aplicativo, além de um suporte até pelo menos a metade de 2013. A fundação manterá funcionários no projeto, mas somente parte de sua jornada será dedicada ao software. (...) "  

Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

No começo da semana veio a noticia vazada que o Mozilla Thunderbird seria descontinuado, o que foi um sensacionalismo sem tamanho. Bastava qualquer mané ir no site de desenvolvimento da Mozilla e usar um Google translate para ver que não era bem assim.

Na verdade o Thunderbird deixará de ser um produto de série da Mozilla e passará a ser um projeto, como qualquer outro das dezenas de projetos da entidade. Em miúdos, o Thunderbird passa a ter o mesmo status do SeaMonkey e do Camino, onde a Mozilla só faz correções de segurança e os novos recursos só aparecem quando alguém muito altruísta e iluminado o faz.

Na prática: O Thunderbird depois da versão 17 passará a ser um programa em suporte estendido ad-eternum (algo parecido com o ESR, mas sem prazo de validade), uma vez ou outra terá um novo recurso, o que já acontece desde o Thunderbird 3!

Eu acompanho o desenvolvimento do Thunderbird também (e de um tempo para cá, por causa do trabalho também tenho que ter um cliente local de e-mail, apesar de eu usar webmail para quase tudo), e você percebe que não tem nenhum post sobre o mesmo, por que não tem?

Simples, o Thunderbird desde a versão 3 não tem mais novidades relevantes, e grande parte das mudanças visuais feitas no mesmo a partir do Thunder 5 são apenas adaptações do estilo visual do Firefox. Em termos de recursos mesmo, já não tem mais nada a acrescentar.

É sério, o Thunderbird está completo, tirando um ou outro recurso do M$ Exchange que existe no Outlook, o cliente de email da Mozilla não tem mais o que acrescentar.

Portanto você que usa o Thunderbird não se desespere, isto que a Mozilla está fazendo é apenas oficializar a rotina. Se duvida, baixe o Daily (o Nightly do Thunderbird) e veja que 99% das atualizações diárias do mesmo é apenas correções de bugs, e isto vem desde meados de 2011.

Sem dizer da tendência do desuso do e-mail, que apesar de ser uma grande ferramenta de comunicação vem muito, mas muito lentamente perdendo espaço.

O lado bom desta história, é que mais pessoal e mais recursos irão para o Firefox. Ou seja, gradativamente enquanto o Thunder esfria, mais novidades serão presenciadas agora no único produto de série da Mozilla.

Há novidades visuais no Thunderbird 16 e 17, oficialmente as versões derradeiras, e vamos sem dúvida falar destas mudanças.  Até lá!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.