Atualização

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

[mini-especial] Opera 11



Assim como comentei no post que sobre o Opera 10, apesar de não gostar do Opera Browser, não há motivo nenhum, que um profissional de computação como eu não possa testar suas novas versões e emitir opiniões. Afinal, não sou como muitos jornalistas por aí que comentam e criticam um monte de coisas que nunca usaram ou vivenciaram.

Pode não ter muitas imagens, isso por que sua cara básica continua igual desde sempre. Por isso, vou destacar apenas as novas funcionalidades.


Obs: As imagens a seguir estão em miniaturas para facilitar a visualização e o carregamento da página, clique sobre elas para ampliar!


* Mudanças gerais

Comparado ao Opera 10, mudou visualmente os ícones e os detalhes da janelas, nada radical ou que vai deixar o usuário do Opera confuso. A instalação é bem rápida e sem rodeios.


Algo que não me agradou foi que o mesmo importa os favoritos e históricos de todos os browsers que você tem no micro automaticamente sem perguntar se você quer ou não fazer.


E por fim, eles adicionaram uma função que vai agradar principalmente quem tem um iMac ou uma tela touch screen, que é a funcionalidade de navegação por gestos do cursor. Se essa função for para o Opera mobile, quem tem celular touch vai agradecer.


*O Agrupador de abas e abas privativas




De fato, é a única grande inovação que está presente nessa nova versão. É uma grande sacada sem dúvida, porém, seria muito mais prático agrupar essas abas automaticamente, principalmente se forem todas de um mesmo site, algo parecido com que acontece com os botões das janelas na barra de tarefas do Windows XP/Vista.

Outra novidade nas abas, é que você pode abrir um aba no modo privativo na janela normal do browser. Outra coisa que deveria ter nos outros browsers, afinal, reiniciar ou mesmo ter que decorar sequências de teclas para acessar o modo privado é cansativo e chato. Mais uma boa sacada!


Vamos torcer para o Firefox 4.5 a Mozilla também possa "inspirar-se" nesses recurso.


*Extensões



Recurso tardio, o Opera foi o penúltimo grande browser a aderi-lo (o IE de fato não tem extensões, são plugins ou ActiveX que não tem a mesma flexibilidade e segurança).


Apesar do pouco numero de extensões, a maioria funciona, mas uma parte delas ainda trava o Opera. Assim como no Chrome, você não precisa reiniciar o browser para usar a extensão depois da instalação. De resto, sem grandes novidades.


* Gerenciador de emails completo



Já existia no Opera 10, agora está completo, com uma interface bem espartana, similar aos gerenciadores de email tradicionais (Outlook e Thunderbird). A única critica é que nesse beta o mesmo não funcione muito bem. Tentei adicionar minhas 2 contas do gmail e o mesmo não conseguiu gerenciar via IMAP, apenas via POP e algumas funções de gerenciar pasta ainda não funciona como deveria.

* Considerações finais




É uma versão Beta que trava e emite erros toda hora (como na imagem acima), mas se comparar com a versão 10, teve poucas mudanças.


Seu motor é rápido e até estável mas continua com o mesmo problema de décadas. É rigoroso demais e não consegue capturar nuances no html e sempre o distorce.


E de certo modo, mesmo com os aprimoramentos da interface, ainda continua confuso para configura-lo, apesar de nesse quesito eles terem melhorado bastante.


Cada um tem seu gosto e sua preferência, continuo sem gostar do Opera, mas reconheço e respeito, que eles nos últimos tempos vem melhorando, e trazendo consigo algumas ideias originais que vão "inspirar" o pessoal da Microsoft, do Google e principalmente da Mozilla nas futuras versões.


Eu costumo dizer que o Opera é aquele que todo mundo diz gostar, mas ninguém usa. É cruel , mas é verdade. Você deve contar nos dedos de uma mão as pessoas que você conheçe e usa o mesmo como seu browser principal. Pelo menos eu sou sincero :D


Bom, mas não é pecado baixar e testa-lo. Clique aqui e experimente!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.