Atualização

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O Wikileaks e os esqueletos da política ...


Se você acha que esse esqueleto assusta, nem imagina os que existem nos porões da política pode fazer =P

" Os telegramas diplomáticos divulgados pelo site WikiLeaks até agora podem causar constrangimento a diplomatas dos Estados Unidos, mas é pouco provável que destruam qualquer relacionamento internacional. A lição principal a tirar parece ser que a era da informática tornou fácil roubar volumes imensos de dados e fez com que seja mais difícil conservar segredos. "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

A política externa dos países é igual a política social que está entre nós: Cortesia e dialogo no fronte, traíragem pelas costas. Infelizmente é assim!

Lógico que toda essa fofoca, sujeira e hipocrisia é varrida para debaixo do tapete, assim como temos noção de quando alguém está querendo fazer sua "caveira", com os países é a mesma coisa, todos os governos tem noção do que acontece nos bastidores.


Esse Wikileaks está apenas derrubando algumas máscaras, deixando claro que ninguém é bonzinho e que tudo gira de acordo com os interesses de países e grupos. Isso é bom, assim nós mortais podemos saber um pouco como funciona essa caixa preta chamada política. Esses documentos serão alvos de estudos em diversas áreas por anos.


Agora, não deixem-se enganar! Esses vazamentos são apenas um átomo da ponto do iceberg. Existe tanta coisa oculta e obscura na política mundial, que se todas viessem a tona ao mesmo tempo, mesmo que o Wikileaks fosse o Google não conseguira armazenar tudo, e por mais que quiséssemos, morreríamos sem saber a verdade. Seria trabalho de estudo por milênios!


Se acha que estou exagerando, "esqueletos" políticos da época dos gregos antigos, egípcios e romanos ainda são a principal fonte de estudo da ciência. Óbvio que tudo está em papiro, e não em bytes =P


Mas já é um passo rumo a transparência. Vamos torcer para que mais verdades apareça, mas vai ser difícil coisa muito drásticas saírem do armário, Afinal, se fosse como em Matrix onde para saber toda verdade absoluta bastava apenas uma jujuba vermelha e um bando de hackers desocupados, o que seria das ciências humanas? ;-D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.