Atualização

terça-feira, 23 de novembro de 2010

A nova velha bolha tecnologica ...



" A famosa bolha da internet durou pouco mais de 6 anos, desde de 1995. Ao mesmo tempo que muita empresas quebraram por não se encaixarem corretamente neste novo mercado, o período foi essencial para a explosão do uso da web em termos mundiais. De uma dezena de milhões de usuários online, no final da década de 90, hoje o número ultrapassa facilmente a casa de um bilhão. Para os especialistas do evento Web 2.0 Summit, Fred Wilson e John Doerr, há uma nova bolha tecnológica surgindo no mundo e ela tem foco na "socialização" da web. ... "

Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

A Web assim como a economia e tudo no mundo funciona com as leis básicas do universo. Quatro dessas leis se destacam: Darwin, Newton, Murphy e a segunda lei da Termodinâmica!!

Você deve está pensando "esse cara está de brincadeira?", e eu te respondo que não estou! Com um pouco de filosofia e viagem na maionese vou explicar em poucas palavras o que aconteceu:


O Boom do ano do 2000 foi nada mais que a manifestação dessas três leis. Houve um seleção natural dos melhores serviços,empresas e pessoas ao longo do tempo, que evoluiu e continua evoluindo até hoje. Aquele que se adapta melhor a situação, sobreviveu e deu cria, quem não acompanhou faliu.


Depois por pura inércia, tivemos um período maroto (2001-2004) onde tudo estava se ajeitando, onde as pessoas e as empresas estavam reagindo as ações geradas pela quebradeira generalizada. Além da inércia e da evolução constante, quem sobrevive a esse meio tem que enfrentar a gravidade que tenta te derrubar a toda hora, desde Trolls, passando por péssima infra estrutura de rede, hackers, meta e etc ...


E por fim, como diz a Segunda Lei da Termodinâmica, o Caos sempre aumenta. Sempre.


Esse universo virtual é uma réplica do universo real. Cada dia mais caótico, mas evoluído, com mais movimento, que sempre cresce, é óbvio que em algum momento Murphy falará mais alto e teremos uma nova bolha.


Isso é uma moeda. Tem dois lado, o lado ruim é que vamos perder muitos serviços com a quebradeira generalizada, e vamos passar por um novo período de "quarentena". O lado bom é que muitas novidades, coisas com certeza impensadas hoje pode estar nessa nova rede de amanhã.


Bom, para quem vive da computação e principalmente da internet, já deveria estar acostumado com isso! Essas mudanças rápidas são a características desse universo a parte chamado de "informática". Se você não é acostumado com isso, a leis básicas do universo, vão te engolir, vivo(a) =P

Avisos!


1 - Nesse mês vou testar esse quadro de avisos ao invés do tradicional "PS:" em letras vermelhas. Vamos ver se o pessoal e os sistemas automatizados curtem essa nova ideia.

2 - Amanhã se eu tiver tempo, pretendo fazer um breve comentário a nova versão Beta do Opera 11. Já estou baixando, e vamos testar.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.