segunda-feira, 4 de março de 2013

[especial] Firefox 20 beta 1

Firefox 20.0b1
Firefox 20.0 beta 1 rodando no Windows 8 x64
  
Desde sábado passado a Mozilla já disponibilizou a primeira versão beta do Firefox 20.0, que trás as primeiras grandes alterações no browser da Mozilla de 2013. E como sempre, o Vox já instalou e testou a nova versão e trazemos para vocês a novidades que deverá pintar na próxima versão da raposa de fogo. Confira! 

Obs: As imagens contidas neste post estão em miniaturas para um melhor carregamento e uma melhor visualização do post. Clique sobre as imagens para ampliá-las.

*Mudanças gerais

Como sempre, a mozilla sempre adiciona recursos internos em cada versão do Firefox, desta vez o mesmo trás ótimas melhorias no HTML5, principalmente nas tag áudio e video, novos efeitos no canvas e praticamente a última parte do WebRTC, com a finalização do comando getUserMedia().

O Projeto Memshink também teve alguns avanços e houve melhorias visando e desempenho principalmente no carregamento das páginas e nos downloads. 

Mas no Firefox 20 aparece as primeiras grandes alterações em 2013, se estes novos aprimoramentos visuais forem promovidos para a versão final, a mozilla está a meio caminho andado na implementação do tema Australis. 

*Novo gerenciador de downloads

Novo gerenciador de download do Firefox 20 - baixando arquivoNovo gerenciador de download do Firefox 20 - download concluídoNovo gerenciador de download do Firefox 20 - lista de download 

Até a Microsoft mudou a lendária janela de download no IE 9 e só faltava a mozilla fazer o mesmo na janela de downloads do firefox, que visualmente falando, nunca mudou (houve melhorias na lista de download nas versões 2.0,3.0 e 3.5, desde então não houve mais alterações).

A velha janela dá lugar a um painel e um botão na barra de ferramentas com um visual totalmente remodelado e bem mais moderno.

A terceira imagem é a janela clássica de download, só que agora ela foi incorporada a janela de Biblioteca junto com o histórico e favoritos. Mas a mesma não parece que vai durar muito, nas versões Nightly já estão desenvolvendo uma aba de downloads (about:download) parecida com todos os browsers mais modernos, então na verdade esta janela seria apenas uma transição.

É um ótimo recurso, só senti falta de um botão para fixar o painel de downloads, pois ele só fica visível no inicio do download ou quando clica no no botão donwload da barra de ferramentas, se fizer outra coisa, o painel é ocultado (mas o ícone do botão vira uma barra de progresso com o tempo estimado para concluir).

E vamos falar a verdade, demorou muito para este gerenciador sair do papel, ele estava no Nightly (em desenvolvimento) desde o Firefox 4 e só agora entrou em beta O.o 

* Modo privado em janela independente

Modo privado em janela independente no Firefox 20 

Outro recurso que demorou para aparecer foi a janela privada independente, ou seja, agora você pode abrir um link ou um janela privada em paralelo com o modo normal sem precisar reiniciar o browser.

Agora só falta este recurso ser aprimorado para abas privadas :D

*Java Profiler

Java Profiler Firefox 20Java Profiler Firefox 20 

Outra ferramenta para desenvolvedores web e webdesigner foi implementada, o Java profiler permite você criar perfis de desempenho de seus java scripts como você pode ver na segunda imagem.

Ao meu ver, é uma ferramenta que pouquíssimas pessoas vão usar e poderia muito bem ficar em uma extensão ao invés de ser incorporado ao browser 

*Opções de plugins

Opções de plugin Firefox 20 

Foi ativado a opção de acessar opções de um plugin no Firefox, por enquanto esta função permite você apenas visualizar os tipo de arquivo que um plugin pode ativar, mas acredito que no futuro você poderá alterar e configurar vários aspectos de alguns plugins nesta tela. 

*Opções de relatórios

Opções de relatórios do Firefox 20 

E para finalizar, a mozilla criou uma aba nas configurações avançadas apenas dedicada para as funções de telemetria e report de travamentos. Com texto bem explicativo e com link que levam a textos (ainda em inglês, mas que vão ser traduzidos em breve) da politica de privacidade da mozilla, permite o usuário julgar melhor se ativa ou não este recurso. 

*Desempenho  
 

Em relação aos testes anteriores, houve inúmeras alterações de ambiente, começando pelo PC, que usa um processador core i3 de 64 bits com o Windows 8. E no Windows 8 temos o primeiro revés, o gerenciador de tarefas não mostra mais detalhes da memória, principalmente o valor de memória de confirmação.

Tentei usar um programa da própria Microsoft chamado Process Explorer, mas ele não é muito confiável (e nem muito estável) no Windows 8, relatando números esquisitos. Por isso, até que eu ache uma forma confiável de medir a memória de confirmação (ou outra medida equivalente), não teremos este valor nos testes.

Outra coisa que alterou o desempenho foi a aceleração de hardware suportada integralmente pela placa de vídeo do novo PC, o que melhorou de forma significativa a velocidade do browser, principalmente quando utiliza-se plugins (leia-se flash) e sites em html5. 

O números a seguir são apenas da memória de trabalho.

Memória de Trabalho Firefox 20.0b1 Firefox19.0b1
Inicio  50 MB (> 08 MB) 42 MB
Fim 114 MB (< 15 MB) 129 MB

Na  memória de trabalho, houve uma melhora significativa, uma redução de 15 MB em relação ao teste anterior, já na medida de inicio, houve aumento de 8 MB, mas é algo justificado pelas novas adições visuais que ainda vão passar por um processo de estabilização. Mesmo assim, a medida de inicio vem aumentando gradualmente, algo que deve ser levado em conta pela mozilla.

Em termos de desempenho prático, neste novo PC houve uma grande melhora, obviamente por causa do hardware mais moderno que o antigo, mesmo assim, durante a navegação normal, o Firefox 20 não travou em nenhum momento e o consumo de recursos da maquina manteve estável, tanto em uso de CPU quanto uso da memória, que teve um pico de 500 MB quando abri 25 abas ao mesmo tempo, em média o consumo ficou em 250 MB. 

Lembrando que estou utilizando a versão em 32 bits do Firefox, pois ainda não existe uma versão oficial do mesmo em 64 bits (Há versões nightlys em 64 bits e algumas versões alternativas, mas como fazemos os testes só com versões betas oficiais, então descarte outra medidas para esta conclusão), ou seja, programas em 32 bits em sistemas de 64 bits podem eventualmente consumir mais recursos da maquina por parâmetros de retrocompatibilidade, principalmente um aumento de uso de CPU. Para nossos testes, este parâmetro não é utilizado . 

Como eu posso repetir os testes?   

Muita gente me pergunta e por isso colocarei esta explicação em cada novo especial do Firefox. 

Nossos testes não tem nenhum segredo. Se quiser repetir o teste em sua casa, faça uma instalação limpa do Firefox beta (incluindo na criação e uso no teste de um novo perfil de usuário), com todas as extensões e temas desativados e sem página inicial.

Inicie o firefox e depois o gerenciador de tarefas de seu Windows. Espere o valor estabilizar e você terá a medida de Inicio. Para fazer a medida de Fim, basta acessar os nossos 3 sites, o Vox, o site do Chaos MenuGames e o fórum. Espere as páginas carregarem e as leia por 5 minutos, quando terminar deixe o FF em repouso (aproximadamente 30 - 90 segs), até o numero do consumo de memória estabilizar.

Eu evito de abrir muitas abas, o teste é feito com apenas 3 abas aberta. A maioria dos testes feitos por aí levam em conta que a maioria dos usuários abrem no máximo 5 abas quando navegam. 

*Conclusão

 

Bom, se todos estes recursos forem liberados na versão final, principalmente o gerenciador de downloads e a janela privada, os usuários do Firefox podem começar a dar adeus ao visual do Firefox 4 e esperar a interface Australis, que já está bem adiantada no repositórios Nigthlies da Mozilla. Acredito que até final de 2013, quase todas as melhorias visuais do Australis já estejam implementadas.

Apesar da aparência do Firefox não ser ruim, o mercado de browsers atualmente pede melhorias continuas não apenas no desempenho mas na visual, coisa que está estagnada no Chrome e no IE mas ainda é flexivel no Firefox.

Vamos aguardar as novidades que vem por aí. :D

Se você quiser testar o Firefox 20.0b, leia estas instruções e depois clique no botão abaixo (ou aqui) e divirta-se!

Download Beta 

PS: Era para este especial ter saído na sexta, mas devido a um problema na rede da Vivo e uma falta de energia no meu bairro, só foi possível corrigir e terminar hoje.

3 comentários:

Dav disse...

Gostei deste novo formato da janela de downloads
Agora e esperar a versao sair alias ontem aqui atualizou para a 19.2

O Thunderbird aqui ainda esta na 17.3 mas ja deve receber alguma novidade

Casper disse...

@Dav

O Thunderbird entrou em suporte estendido ad eternum (http://www.caspervox.net/2012/07/thunderbird-em-banho-maria.html), ou seja, a versão principal acompanha a versão ESR.

Pelo site de desenvolvimento da mozilla,a próxima versão maior do Thunder sairá em setembro :P

Dav disse...

Ah sim entendi Casper ^^

Gosto bastante do Thunderbird espero que continuem com ele

Essa ultima atualizaçao do FF arrumou o bug da tela de Sobre o Firefox onde dava um erro apos clicar nos links desta janela

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.