sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

[especial] Firefox 19 beta 1

Firefox 19.0b1
Firefox 19.0b1 rodando no Windows 7 Starter SP1    

Já é uma tradição aqui no Vox e muita gente aguarda ansiosa para saber as novidades, então, aqui está: nós testamos a primeira versão beta do Firefox 19 que será lançado pela Mozilla depois do carnaval. Confira as novidades da próxima versão do Firefox! 

PS: As imagens deste post estão em miniaturas para melhorar a visualização e o carregamento das páginas, para ver eles em tamanho máximo, basta clicar sobre as mesmas!

*Mudanças gerais

No Firefox 19 para desktop não tem muitas novidades, já que a equipe de desenvolvimento está focando na versão mobile (pelo menos no FF19 e 20), mas não significa que não tem novidades que possam ser mencionadas.

Com as tradicionais mudanças internas, foram realizadas mais alterações e ajustes para melhorar a inicialização do aplicativo, varias pequenas melhorias nas ferramentas de desenvolvimento como o console remoto, depuração de addons e links de CSS que aparecem no console da web serão aberto do editor de estio. Outras alterações internas notáveis foi asadições de diretivas e comandos do CSS3 e melhorias no Canvas do navegador.

E por fim, através do about:config você pode alterar o provedor de pesquisa da barra de endereços (se um vírus ou programa de terceiro alterou a pesquisa sem seu consentimento, o firefox restaura o google como pesquisa padrão automaticamente).

Firefox 18 e o PDF: No especial passado eu descrevi o leitor de pdf nativo que estava funcionando normalmente, porém no beta 4 o mesmo voltou a ser desativado e não foi para a versão final do FF 18. Agora ele novamente aparece ativado e está até mesmo descrito oficialmente nas notas de versão. Se nada ocorrer, talvez este recurso saia no FF19. Só entendam que eu faço os especiais do Firefox na suas versões betas iniciais, ou seja, vira e mexe alguns recursos são desativados e não aparecem na versão final, lembrando que versões betas são exatamente para isso, para testar e qualificar recrusos, então, se não estiver na versão final, não é culpa ou má fé minha :P (infelizmente tem gente que não entende)

De novidades visíveis, só tem uma:

*Visualização nativa dos dados de telemetria

 about:telemetry 
Desde a versão 7.0 o Firefox tem um recurso de telemetria, ou seja, um medidor de desempenho que cria relatórios sobre como o programa está se saindo em seu PC e depois envia os dados para a Mozilla.

Este recurso vem desativado por padrão, e continuará assim, porém agora tem uma maneira fácil de você saber o que está contido nestes relatórios de desempenho caso você ative a mesma: Basta digitar about:telemetry na barra de endereços e o Firefox vai exibir o relatório completo dos dados da telemetria. Antes você só conseguia fazer isto se instalasse uma extensão, agora os relatórios e o processo de envio de dados estão muito mais acessíveis e transparentes.

*Desempenho


O desempenho em termos de rapidez e estabilidade vem melhorando sensivelmente com o tempo, a versão 19 esta uma pouco mais suave na inicialização a frio, e consumo de memória numa navegação normal fica constante, porém usando a nossa metodologia de testes, houve um acréscimo considerável de consumo de memória por parte de versão 19.

Em relação a outros testes tem dois diferenciais: Não usei meu PC (que está queimado), estou usando um notebook de baixo custo com o Windows 7 Starter, o que com certeza trás limitações ao gerenciador de memória já que o Start é um versão capada do Windows. Outro motivo é que o software deste PC é diferente, incluindo o antivirus, que é o Norton, que frequentemente deixa o programas mais lentos (não só o FF, quase todos que rodei fica um pouco mais pesado em relação ao avast ou avira por exemplo). 

Por este motivo não sei se este aumento é causado pelas alterações que a Mozilla fez ou se por causa do ambiente de testes. Isto é algo que vou averiguar com cuidado depois e com certeza teremos uma resposta nos próximos especiais.

Vejam os números:

Memória de Trabalho Firefox 19.0b1 Firefox18.0b2
Inicio  42 MB (> 05 MB) 37 MB
Fim 129 MB (> 27 MB) 102 MB

Tanto na Memória de confirmação como na Memória de Trabalho, houve acréscimo grande em relação aos testes anteriores, apenas no inicio do teste, na memória de trabalho é que houve uma oscilação pequena de + 5 MB aos números anteriores. A memória de confirmação foi onde teve o maior aumento, bastante desproporcional em relação aos testes anteriores, principalmente nas medidas de fim, como a memória de confirmação tarabalha com todo conjunto de dlls e recursos que o programa precisa, suspeitamos de alguma limitação no gerenciamento de memória do Windows 7 starter ou algum acréscimo feito pelo Norton antivirus . Vamos torcer para que estas medias sejam apenas discrepâncias do ambiente de teste, pois a versão 19 não teve tantos recursos adicionados para ter causado estes números, se foi ou não vacilo da Mozilla, só confirmaremos nos próximos testes.
Memória de Confirmação Firefox 19.0b1 Firefox18.0b2
Inicio 73 MB (> 28 MB) 45 MB
Fim 182 MB (> 69 MB) 113 MB

Como eu posso repetir os testes?  

Muita gente me pergunta e por isso colocarei esta explicação em cada novo especial do Firefox. 

Nossos testes não tem nenhum segredo. Se quiser repetir o teste em sua casa, faça uma instalação limpa do Firefox beta (incluindo na criação e uso no teste de um novo perfil de usuário), com todas as extensões e temas desativados e sem página inicial.

Inicie o firefox e depois o gerenciador de tarefas de seu Windows. Espere o valor estabilizar e você terá a medida de Inicio. Para fazer a medida de Fim, basta acessar os nossos 3 sites, o Vox, o site do Chaos MenuGames e o fórum. Espere as páginas carregarem e as leia por 5 minutos, quando terminar deixe o FF em repouso (aproximadamente 30 - 90 segs), até o numero do consumo de memória estabilizar.

Eu evito de abrir muitas abas, o teste é feito com apenas 3 abas aberta. A maioria dos testes feitos por aí levam em conta que a maioria dos usuários abrem no máximo 5 abas quando navegam.

*Conclusão


A versão 19 será uma versão bastante morna se a Mozilla resolver vetar mais uma vez o visualizador nativo de PDF, se o mesmo for incluído é possível esperar alguma repercussão na imprensa especializada, senão, vai passar batido como mais uma atualização de segurança e estabilidade.

Neste começo de ano os olhos da Mozilla estão concentrados no mundo mobile, não só de novas funcionalidades para o Firefox dp Android e Maemo, mas por causa do próprio Firefox OS, que será lançado oficialmente ainda neste semestre. Então pelo menos nas próximas três versões, podemos esperar poucas novidades para a versão desktop.

Se você quiser testar o Firefox 19.0b, leia estas instruções e depois clique no botão abaixo (ou aqui) e divirta-se! 

Download Beta

4 comentários:

Dav disse...

o firefox melhora um pouco a cada versao mas parece que o Crome a melhora e bem maior.

Descobri um bug engraçado que somente acontece com o firefox,pois o crome eo ie aqui nao dao problema

Se eu estiver jogando o jogo Ragnarok Online da Level Up Games e abrir o firefox ele trava de tal forma que tenho que encerra-lo pelo gerenciador.Nao sei se e culpa do jogo mas e estranho...

Casper disse...

@Dav

É óbvio que o Chrome terá uma resposta mais rápida no desenvolvimento, afinal o Google coloca quase o triplo de desenvolvedores que a mozilla tem e os mesmo são muito mais motivado$ que os engenheiros do Firefox.

Mas se você já leu todos os especiais anteriores, percebe que o Firefox até que está evoluindo bem, basta comparar a versão 10.x com a versão 18, que em um espaço de um ano, trouxe mais inovações que o Chrome.

O Chrome não evolui tanto, também acompanho o dev do browser do google e faz já algumas versões que não pinta nenhuma novidade significativa.

Quanto ao bug, talvez seja algum dos plugins, provavelmente é flash ou java, já que se o jogo esta aberto e vc inicia o firefox e ambos travam, o problema só pode ser em algo comum entre os programa.

Seria legal da sua parte comunicar e relatar este bug tanto para Level Up como para a Mozilla, pois fazendo isto, com certeza ambas ou uma delas vai corrigir o problema.

A maioria das pessoas acham bugs e ficam xingando o desenvolvedor (não é o seu caso, que fique claro :D), mas muitas vezes o dev não faz ideia do problema, se ao menos parasse de xingar e relatasse o problema, já ajudaria muito :D

Obrigado pelo comentário!

Dav disse...

@Casper
Sim vou ver como ele da o problema aqui (por que intermitente) estou com o jogo aberto e postando pelo FF e esta tudo normal...mas tambem conta que eu atualizei a versao para a 18

Bem vamos ver rs


Dav disse...

@casper

Como faço para relatar o travamento do FF a Mozila? a opçao "enviar relatario de travamentos" ja esta marcada aqui entao e somente isso?

Desisti de relatar bugs a Levelup...

E agora meu FF atualizou para a 18.1 e achei um bug no "ajuda/sobre o firefox",se eu clicar em qualquer link na tela de sobre da isso mas abre o link depois de clicar OK

Como apareceu JAVA atualizei o meu mas o bug continuou:

http://i.imgur.com/20f1u.png

E isso Abraço Casper o/

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.