Atualização

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Bibliotecas digitais, será que funcionam?

As bibliotecas tradicionais já não funcionam muito bem ... (Imagem : UFJF/Marcelo Viridiano)

" Um condado do Texas, nos Estados Unidos, está planejando criar uma biblioteca totalmente digital nos próximos meses. O condado de Bexar, que tem a cidade de San Antonio como sede, anunciou recentemente seus planos de criar uma biblioteca sem livros de papel. Chamado “BiblioTech”, o sistema seria a primeira biblioteca pública nos EUA sem livros físicos. (...) "  


Não sou contra a ideia e nem contra os livros em formato digital, apesar de ainda não ter lido nada em um kindle ou um ipad, vejo que esta tecnologia está evoluindo bem, e que ler nestes dispositivos está cada vez mais confortável, ao contrário do que era antigamente ou mesmo hoje num PC convencional com um pdf aberto ...

Agora, como será uma biblioteca digital? Será um lugar onde você pode pegar emprestado o aparelho com o livro que deseja ler? O aparelho com todo o acervo da biblioteca, ou não poderá pegar ou não terá o aparelho, bastando você ir com o seu próprio kindle o iPad ao local para retirar uma senha que permite você ter o livro no seu aparelho por alguns dias, como se fosse um shareware?

Sabe, em termos gerais acho que bibliotecas digitais não fazem muito sentido, primeiro por que a maioria das obras são antigas e estão em domínio publico e pode ser baixado para seu aparelho de leitura sem nenhum custo, e obras atuais tendem ter um preço muito menor que a versão em papel (isto no EUA, no Brasil é ganancia das editoras, pois livro aqui não paga impostos :P) , então, para a maioria da população, este serviço digital não tem muito o porque, não há necessidade de criar um espaço físico.

Acredito que o único bom motivo para este serviço sair nestes moldes que o Texas e a Argentina estão fazendo, em criar espaços físicos com disponibilidade para bibliotecas digitais, é a inclusão social, será uma porta de entrada para as pessoas que não podem comprar livros, apesar que ao passar do tempo, o numero de pessoas sem a acesso a internet e aos materiais em domínio publico tende a diminuir, poderá ser algo transitório.

A descrição feita que a loja é igual a uma Apple Store já diz tudo, será mais uma sala de estudos ou um cyber cafe (aqui no Brasil, lan house) do que um biblioteca.

E claro, as bibliotecas tradicionais e os livros em papel ainda vão continuar por aí através dos séculos, isto eu não tenho dúvida, vai demorar um bocado para a humanidade substituir de forma definitiva o papel pelos meios digitais, pois ainda há vantagens de ter o livro físico e sempre haverá um resistência para mudar quando esta vantagem acabar.

As bibliotecas tradicionais já não funcionam como deveriam faz muito tempo, pelo menos aqui no Brasil. Se você for a uma biblioteca municipal de sua cidade verá os seguintes problemas: Defasagem no conteúdo, má conservação do acervo e poucas opções de leitura. Sem dizer que devido aos roubos, vandalismo e problemas com copyright, é raro hoje você conseguir tirar o livro da biblioteca, o que dificulta muito se a obra que você quer/precisa ler for grande.

É por isso, que apesar da ideia parecer boa, pode ser um tremendo tiro no pé e um gasto público desnecessário, isso em países sérios será levando em conta, aqui no Brasil é capaz da ideia florescer e no futuro próximo vamos ter inúmeras bibliotecas digitais, verdadeiros elefantes brancos construído com verba super faturadas :\

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.