Atualização

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O (não) lançamento do PlayStation 4 ...

PlayStation 4 Controller - DualShock 4
Novo DualShock com touchpad ... ficou bonito, mas será que continuará funcional? 

" A Sony disse que não mostrou o videogame PlayStation 4 durante o evento em que anunciou seu console de nova geração na quarta-feira (20) para "ter mais assunto para falar" nos próximos meses. A afirmação foi de Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios, ao site "Kotaku". (...) "    

Assisti o evento inteiro via streaming, e quase dormi. A apresentação foi chata, mesmo para descrever as novidades que vão estar no novo console, ficou chato e pelo menos, eu não fiquei empolgado.

O que pareceu foi um PS 3.5 ao invés do PS4, apesar de muita coisa ter ficado de fora, só pelo fato do controle ter sido a única coisa a ser mostrado, e o mesmo é apenas um aperfeiçoamento do seu predecessor, parece, veja bem, parece que esta nova geração será um grande update da atual, mas sem grandes inovações como presenciamos nas últimas 3 gerações.

Em termos de hardware, o console da Sony pode chegar ao total de 2 Teraflops de capacidade de processamento, o que é uma marca considerável para algo que deverá custar em torno de 3000 reais em seu lançamento (montar um PC com esta capacidade não sai por menos de 7 reais).

Alias, por falar em PC, o novo PS4 vai ter arquitetura x86-64, ou seja, teoricamente, será possível rodar o Windows ou o Linux e todos seus aplicativos, seja em 32 ou 64 bits, com chips da AMD, o PS4 será uma espécie de PC dedicado para games, algo parecido está sendo desenvolvido pela Valve e se chama SteamBox.

E os recursos que mais chama atenção é a integração com o Youtube e a institucionalização oficial dos Game Play e dos Game Commentarys, afinal, será possível gravar o jogo e ao pressionar um botão, o mesmo é enviado para o serviço de vídeos do Google, sem precisar de placa de captura. 

O restante é apenas aperfeiçoamentos, a apresentação dos novos jogos parece um pouco artificial, pois contava com muitos vídeos, e vídeos são algo pré-renderizados, então dimensionar o quanto evoluiu a capacidade de gráficos fica difícil, e já que vários jogos anunciados são para PS3, vai demorar um tempo para saber qual é a verdadeira capacidade do novo console.

Foi um não-evento. Se ainda a Sony não decidiu como será o designer do próximo PS4 eu não sei, mas foi um pouco covarde esta atitude de não mostrar nada. A Nintendo mostrou um protótipo do WiiU em 2011, e por isso deu a cara á tapa, recebeu criticas que foram concertadas e o WiiU hoje pode não ser um primor em design, mas é bonito e eficiente.

Bom, na E3 em junho teremos provavelmente o anuncio do próximo Xbox e a apresentação de fato do PS4 pronto. É possível fazer centenas de conjecturas, mas ter uma ideia de como será a próxima geração, e principalmente, que sai com vantagem, só saberemos quando todos os players apresentarem suas armas. 

E você, o que espera do novo PS4? E da nova geração de console? 

Edit: O Firefox 20b1 ainda não saiu, por isso é que não teve especial sobre o mesmo nesta semana. Semana que vem com certeza o mesmo já estará disponível e então poderemos escrever a respeito!

1 comentários:

Dav disse...

Eu ainda gosto de videogame mas ando mais nos jogos antigos em meu Master System e na emulaçao de Arcades,de novidade assim so por noticias mesmo.

NA E3 acho que o controle sera diferente que este mostrado em detalhes e vai ter o PS4 la rodando algumas demonstraçoes.

O ultimo VG que comprei foi o PS2 e se por acaso for comprar algo do genero sera um portatil como o PSP.

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.