Atualização

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O fim (de fato) do Opera Browser e suas consequências ...

Opera Browser Logo
 E lá se vai mais um browser, e assim como no Netscape, que descance em paz :\

" Para melhorar a experiência no Android e iOS, este ano empresa fará uma transição gradual para a engine (motor de renderização) WebKit, assim como o Chromium, que estarão presentes na maior parte de seus próximos lançamentos, tanto no desktop como no celular, de acordo com a companhia. "  

Fonte: IDGNow Brasil (ler matéria na íntegra)

Eu poderia estar contente, feliz da vida com esta notícia, afinal eu nunca gostei do Opera Browser, mas nos dias de hoje, com a competição acirrada em que se encontra o mercado de browsers, o mesmo desempenhava um papel fundamental: Uma alternativa comercial viável ao IE!

Sim, o motor (engine) Presto do Opera é um ótimo concorrente do motor Trident da Microsoft, apesar de todos os aprimoramentos que o Presto teve desde a versão 9 do Opera, o mesmo ainda tinha algumas dificuldades em alcançar o desempenho do Gecko e principalmente do Webkit.

O Presto é um engine muito eficiente, em vários aspectos deixa o Trident e o Gecko (Mozilla) no chinelo, e em desempenho, sempre teve bons resultados, as vezes melhores que qualquer outro.

Apesar dos pequenos problemas, é um produto competitivo!

O mesmo está presente no Wii/3DS/WiiU, em várias TV, em 1,8% dos Desktops e em milhões de celulares e smartphones no mundo todo, é um legado gigantesco.

Agora me pergunto: Por que a Opera abandonou um produto tão eficiente e que tanta gente usa e gosta?

Não faz muito sentido do ponto de vista tecnológico, a única explicação é financeira, tanto é que depois deste anuncio, a mesma mandou para casa mais de 10% de seus funcionários, o que para uma empresa do tamanho da Opera é muita coisa. Com a adoção do webkit, o Opera Browser vira um Chrome lite ou um Safari lite (vai depender de como eles vão implementar o engine), e não importa, o Opera deixa de ser um opção válida para o mundo mobile.

Pense comigo, se o mesmo virar um Safari lite, os seus usuários no iOS por exemplo (que atualmente o Opera renderiza usando o Presto de forma remota) vai usar o mesmo no SO da Apple ou vai preferir usar o Safari que tem os mesmo recursos sendo otimizado para rodar no aparelho da Apple? Ou então no Android, os usuários vão preferir quem? O Chrome que é otimizado e integrado para o SO e serviços do Google e roda redondo na plataforma ou o novo Opera que necessita de instalação, configuração e será mais pesado?

Entenderam onde quero chegar? A Opera esta dando um tiro no próprio pé, os usuários que ficarem vão continuar por causa da ignorância ou por que gostam da interface, e só por isso.

Dos 300 milhões de usuários do Opera atualmente (98% mobile), vai haver uma queda brusca em pouco espaço de tempo depois da troca (que vai ser feita gradualmente).

E a consequência no mercado é clara: Teremos menos opções, a partir de agora teremos de fato apenas 3 browsers na guerra: IE, Chrome e Firefox.

É uma pena perdermos mais uma opção, eu temo que em breve teremos um novo monopólio no mercado de browser, que pode até ser bom para o webdesigners à principio, mas será um desastre na evolução da internet, como aconteceu entre 1998 á 2005 quando existia a hegemonia total do IE. A internet evoluiu picas se comparado antes e depois deste período.

Que os céus nos salve deste desastre, e que os sobreviventes consiga mais força, mais vontade e mais grana que a Opera para continuar nos proporcionando alternativas, competição e principalmente, evolução para toda rede :)

1 comentários:

Dav disse...

Cheguei a baixar uma das ultimas versoes do Opera ate gostei,pelo visual e a navegaçao.

Uma pena /-:
Quem sabe apareça outro daqui a uns anos

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.