Atualização

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

4 comentários

[especial] Firefox 17 beta 1


Firefox 17.0b1 no Windows 7
 Firefox 17.0b1 no Windows 7  

Semana passada (desculpa, estava tão cansado que decidi dormir o feriado inteiro) a Mozilla liberou a primeira versão beta do Firefox 17.0 e como é tradição, o Casper Vox baixou e testou a próxima geração do browser da mozilla e trazemos agora um resumo das novidades que você vai encontrar na última versão do Firefox lançada em 2012.

Obs: As imagens a seguir estão em miniaturas para melhorar a visualização do artigo e melhorar o carregamento da página, para vê-las em maior resolução, basta clicar sobre elas!

*Mudanças gerais

 

Como vocês podem ver acima, o Firefox 17 vai trazer muitas novidades internas, principalmente no HTML5, que pelo teste html5test.com teve um salto qualitativo considerável, dos 346 pontos do Firefox 16 para 392 pontos. Muita coisa desta tecnologia foi adicionada. Claro, ainda está abaixo do Chrome neste quesito, mas a distância diminuiu bastante.

A mais considerável foi a implementação da sandbox para iframes no html5, apesar deste recurso no Firefox ainda ser pequeno, já melhora e muito a segurança interna do browser.

E claro, houve inumeros aprimoramentos internos, principalmente melhorias no JavaScript, no recurso click to play, suporte a tela retina no MacOS 10.8 e melhorias e correções no SVG (que deu alguns problemas no Firefox 16 mas que foram corrigidos nos 16.0.1)
Para o usuário comum, nenhuma alteração visível foi implementada.

*Editor de html em árvore no inspector

 
A única coisa visível que podemos ressaltar é o editor em árvore de html que está incluso no inspector, um recurso básico e que não tem muito o que comentar, deveriam ter sido lançado o inspector com este recurso visual desde o começo. :P

*Desempenho

Bom, está confirmado o aumento de consumo de memória que estávamos registrando nos últimos testes, pelo menos no nosso teste tosco e nenhum pouco científico, pois na navegação normal, você não sentem nenhuma perda de desempenho (e olha que estou usando um PC Celeron 4 com 1 Ghz, ou seja, o processador mínimo aceitado pelo Windows 7).

As vezes executo o beta em outros computadores, e o desempenho continua normal, portanto, apesar dos números indicar um leve aumento nas últimas versões, isso foi reflexo dos novos recursos adicionados.A média de navegação normal na versão 17 ficou entre 275 MB, algo parecido com o teste anterior!
Vamos ao números:
Memória de Trabalho Firefox 17.0b1 Firefox16.0b1
Inicio  35 MB (> 02 MB) 33 MB
Fim 102 MB (> 09 MB) 93 MB

A Memória de confirmação como nos testes anteriores teve a maior carga, significando que o Firefox está cada vez mais utilizando recursos do próprio Windows para fazer as suas tarefas.

Memória de Confirmação Firefox 17.0b1 Firefox16.0b1
Inicio 43 MB (> 03 MB) 40 MB
Fim 113 MB (> 11 MB) 102 MB


Como eu posso repetir os testes? 

Muita gente me pergunta e por isso colocarei esta explicação em cada novo especial do Firefox. 

Nossos testes não tem nenhum segredo. Se quiser repetir o teste em sua casa, faça uma instalação limpa do Firefox beta (incluindo na criação e uso no teste de um novo perfil de usuário), com todas as extensões e temas desativados e sem página inicial.

Inicie o firefox e depois o gerenciador de tarefas de seu Windows. Espere o valor estabilizar e você terá a medida de Inicio. Para fazer a medida de Fim, basta acessar os nossos 3 sites, o Vox, o site do Chaos MenuGames e o fórum. Navegue por 5 minutos pelas páginas, quando terminar deixe o FF em repouso (aproximadamente 30 segundos á uma minuto), até o numero do consumo de memória estabilizar.

Eu evito de abrir muitas abas, o teste é feito com apenas 3 abas aberta. A maioria dos testes feitos por aí levam em conta que a maioria dos usuários abrem no máximo 5 abas quando navegam.

*Conclusão


Assim como a versão anterior, nenhuma novidade externa a caminho, mas nem tudo está perdido, no Aurora 18.0a2 já tem algumas melhorias visuais e claro, no Nightly 19.0a1 está a versão compátivel com o Metro do Windows 8. Mas tudo que parece, é que o Firefox vai terminar o ano de 2012 sem grandes alterações na sua interface, ao contrário do que prometeu a Mozilla no começo do ano, até agora, há poucas coisas do tema Australis na versão estável e beta do navegador, recursos que só vão desembarcar de vez no Firefox no ano de 2013.

Pelo menos, na parte técnica, o Firefox continua evoluindo, e principalmente para o html5, a versão 17 dá um novo patamar ao navegador, deixando o IE ainda mais na lanterna.

Se você quiser testar o Firefox 17.0, clique no botão abaixo (ou aqui) e divirta-se! 

Download Beta

PS: Para compensar o feriado sem posts, 3 novos posts fresquinhos. Aproveitem, que semana que vem também promete muitos posts, e claro, o especial do Windows 8. Não percam!

PS2: Estou utilizando neste post o novo visualizador padrão de imagens do Blogger, se vocês tiverem problemas com o mesmo, é só entrar em contato que eu retorno ao método antigo por html!
4 comentários

Sem divulgação, o spam das operadoras vai seguir firme

Telefonia antiquada
  Saudades do velho telefone de disco ...

" Consumidores brasileiros que não desejam receber publicidade de suas operadoras por mensagens de texto (SMS) podem solicitar o cancelamento do envio mesmo após o fim da campanha promovida pelas empresas de telefonia móvel até o dia 20 de outubro, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). (...) "  


Eu leio diariamente todo dia (pleonasmo, agente vê por aqui :D)  o noticiários, não só de tecnologia mas as noticias corriqueiras, e só ontem, dia 18 de outubro, que fiquei sabendo deste prazo para retirar o cadastro. Bela porcaria a Anatel dar um prazo e não fazer nenhum esforço para divulgá-lo.

Então, você tem hoje (dia 19/10) e amanhã para remover seu numero do cadastro de spam das operadoras. Envie um SMS com a palavra SAIR (com letras maiúsculas, se mandar com minusculas não funciona) para os  seguintes números:

Claro: 888
Oi: 55555
TIM: 4112
Vivo: 457

Agora, muita gente, a grande maioria não terá a chance de remover o cadastro, e vão continuar a receber SPAM ás 4 da madrugada. 

A TIM antes não me mandava, só eu fazer uma recarga maior do que eu costumo fazer, para que a mesma começasse a mandar spams sem parar. Já enviei a mensagem acima agora á pouco e vamos ver, se eles vão parar de mandar estas mensagens que você pensa que é algo importante, e na verdade é pedindo para você comprar mais créditos ou joguinhos :P

Eles fazem isto por que funciona, tem muito idiota que compra o que está sendo ofertado e porque nossas autoridades fazem este tipo de lambança. 

Então, se puder, repasse este post (ou esta informação) para seus amigos antes do fim do prazo!
1 comentários

Windows 8 nasce já com uma missão dificil: não ser ofuscado

Chaos MenuGames II on Windows 8
  Build 067 do Chaos MenuGames  [nightly] rodando no Windows 8 (um aperitivo do especial :D)

" Nova York - A Microsoft anunciou nesta quinta-feira que seu lucro no primeiro trimestre fiscal caiu, prejudicado por uma baixa nas vendas de computadores que fazem uso de seu sistema operacional Windows e o adiamento de certa receita antes de lançamentos de produtos Windows e Office. (...) "  

Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

Esta é a primeira má notícia que a Microsoft vai ter que enfrentar nesta última semana antes do lançamento. Pode anotar, semana que vem será um frenezi no mundo da tecnologia.

Nem tanto por parte da Microsoft, mas por parte de seus concorrentes. A Canonical lançou ontem o Ubuntu 12.10 (faz tempo que não temos um especial sobre o mesmo, quem sabe não conseguimos algo neste feriado de finados?) já alfinetando o Windows 8. 

Com exceção do Surface RT, praticamente todos os hardwares (PC e mobile) com o Windows 8 só será lançado em novembro. Então, o desafio está lançado!

A Apple vai lançar o iPad Mini, O Google vai lançar alguma coisa com Android (será um novo Nexus?) tudo semana que vem. Será que este hype provocado por seu concorrente vai conseguir ofuscar todo o marketing da Microsoft? Há quem diga que isto vai prejudicar o lançamento do 8.

Eu acredito que não vão conseguir tirar o Windows 8 da atenção do público, mas boa parte da imprensa, que é MacManíaca com certeza vai dar mais atenção a Apple que ao Windows, o que pode diminuir um pouco o efeito entre os mais aficcionados por tecnologia, mas o efeito será pequeno para o povão.

Este ofuscamento só ocorrerá se os lançamentos da Apple e do Google forem realmente excepcionais, o que acredito que não vai ser. Mas surpresas acontecem, não é?

E quanto a este lucro modesto da Microsoft, foi até positivo, em situações passadas, principalmente com o Vista e o 7 foram bem piores. Muita gente que precisou trocar de PC, trocou sem problemas, o que deve ter impedido foi a questão financeira. Eu mesmo ainda não troquei o PC por questões orçamentárias (até final do ano espero ter conseguido trocar, por pouco eu não consegui trocar, mas sabem como é, vida de trabalhador autônomo não é fácil).

E não perca semana que vem, talvez quarta dia 24 (senão será na sexta, no dia do lançamento), finalmente o especial do Windows 8 aqui no Casper Vox. A imagem acima é apenas um aperitivo! Então não perca. :D

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

1 comentários

E mais trabalho terá a Microsoft para levantar o Windows Phone ...

Mockup do Surface Phone, o celular da Microsoft
Mockup interessante deste surface phone, acho que seria (ou será) assim um smartphone da M$.

" A Microsoft tem planos de lançar um celular próprio que rode o sistema Windows Phone 8, mas este aparelho chegaria às lojas apenas em 2013, segundo reportagem do site "The Verge". (...) "

 Fonte: G1 (ler matéria na íntegra)

Este boato caiu como uma bomba lá na Nokia, que parece estar planejando vender a sua sede porque a diretoria inteira pulou da janela ontem á noite por causa deste rumor rssss

No post anterior conversamos sobre a estratégia do Google com a Motorola e disse também que a Microsoft está tentando seguir este caminho (leia o post anterior para entende melhor) porém, a situação da M$ é bem diferente e bem mais dramática.

Primeiro, pode ser boato, mas eu acho que há verdade neste rumor. O lançamento do Surface foi um  recado claro que a Microsoft passou para o mercado: Vamos entrar de cabeça no mundo mobile, e desta vez, a coisa é pra valer.

A entrada de um smartphone da Microsoft no mercado vai ser dramático, principalmente para a sua parceira e quase subsidiária: a Nokia está apostando tudo no WP e se um lançamento da M$ puxar o tapete da linha Lumia, a empresa finlandesa vai para o buraco e vai bem depressa.

E as outras parceira da Microsoft não estão tão comprometidas como a Nokia, modelos com o WP surgem, mas não é tão impactante no mercado. 

Por isso será bem mais difícil a Microsoft manter o mesmo caminho do Google, ou seja, manter um concorrente próprio convivendo com seus parceiros de negócio, justamente por que os parceiros da M$ não são tão comprometidos e leais quanto os parceiros do Google.

Sei que tem pessoas ligadas a Microsoft que leem o Vox e com certeza não vão falar nada sobre isto (se quiserem falar, não se preocupem, eu providencio a voz de pato :D) , os mesmo podem estar rindo de tudo isto ou acessando o nosso blog num protótipo do surface phone, mas uma coisa eu digo, vocês aí vão ter muito mais trabalho para colocar a sua empresa neste novo mundo onde smarphones e tablets reinam absolutos. Também,se conseguirem vão ganhar uma boa grana :D

E você, acha que a Microsoft vai conseguir competir neste mercado tão polarizado e concentrado?

PS: Só hoje que eu aprovei todos os comentários pendentes (e respondi alguns). Pretendo começar nesta semana o desenvolvimento da versão 2.0.2 do Chaos MenuGames, vamos ver se no feriado da semana que vem, conseguimos trazer a primeiras novidades da nova versão!

PS2: Já tem gente me cobrando uma opinião sobre as eleições, e já deixo o recado: se eu escrever sobre as mesmas, será bem depois do pleito, sei lá, lá para dezembro. Estou atolado de tarefas a fazer, e sem contar que tenho que terminar o especial do Windows 8 para publicá-lo no final do mês!
0 comentários

A Motorola vai dar trabalho para o Google ...

Google Android na Motorola
 Se o Google quiser lucrar com a Motorola vai ter que "rebolá" ... 

" O Google disse nesta quinta-feira (4) que gastará quase US$ 340 milhões com cortes de postos de trabalho na Motorola Mobility e avisou que fará mais reestruturações. "A Motorola continuou a refinar o plano de reestruturação e agora pretende ampliá-lo para incluir mais regiões fora dos Estados Unidos", afirmou o Google. (...) " 
 Fonte: G1 (ler matéria na íntegra)

Há mais de um ano quando o Google anunciou a compra da Motorola a grande dúvida na época era se o Google iria utilizar a Moto como um bote salva vidas de patentes ou se iria fechar o Android. Hoje temos uma visão mais completa da estratégia por trás da compra da Moto, e tudo indica que o Google não vai fazer nenhumas das hipóteses mencionadas acima, a estratégia parece ser outra: Usar a Moto como padrão para dispositivos Android, porém, mantendo o modelo de negócio já estabelecido.

O problema é que nesta estratégia a Moto precisa dar lucro. Parece óbvio demais, mas não é. 

Se fosse por causa apenas das patentes, bastaria o Google vender as fabricas e as PD de hardware e software, dividia a Moto em duas ou três e voalá, ficava apenas com as propriedades intelectuais, a venda dos ativos restantes com certeza seria um grande incentivo para o time que cuida do Android, que com certeza teria mais liberdade de desenvolvimento com as patentes e mais grana disponível para investimentos.

E se fosse adotar o modelo fechado da Apple, simplesmente mandava boa parte dos funcionários embora, vendia a parte de Hardware e terceirizava a produção para uma das Foxconns da vida.

Agora, o que o Google está fazendo, demitindo um pouco dos empregos e investindo pesado em sua subsidiária deixa claro que a empresa está apostando na sua maior subsidiária, e pretende manter a estrutura essencial da Moto, portanto, parece que a estratégia é simples; Manter o modelo de negócios do Android como ele é atualmente e fazer da Moto uma espécie de porto seguro da plataforma, onde os consumidores pode escolher comprar da Samsung, LG, HTC e etc ou comprar do próprio Google.

Trilhando por este caminho, o Google vai ter que trabalhar muito para reestruturar a Moto que antes da compra anda mal das pernas. Não vão apenas ter trabalho, mas vão gastar tempo e dinheiro neste plano, e apesar do desafio, acredito que a longo prazo esta é uma boa estratégia.

Esta estratégia que o Google está fazendo parece ser a mesma da Microsoft, só que com consequências bem diferentes. Porém, isto é para o próximo post que sai daqui a pouco :D