Atualização

terça-feira, 19 de junho de 2012

O Junior tem tudo para ser mais um projeto capenga da mozilla ...

Chamar um front-end do Safari de browser já é demais ... 

" Durante um evento para desenvolvedores, a Mozilla, criadora do navegador Firefox, apresentou uma versão do browser para iPad chamada Junior que, segundo a empresa, simplesmente navega na internet. (...) "  


Antes de falar do Microsoft Surface, quero comentar um outro anúncio que foi realizado ontem, trata-se da intenção da Mozilla em lançar um "browser" para iPad que ganhou o codinome de Junior

Primeiro vamos esclarecer uma coisa: O Junior não é um browser, será uma front-end (em português claro, será uma capa, uma máscara) para o Safari, que é o único browser de verdade que a apple autoriza para funcionar no iOS.

Nisto eu tenho uma opinião um pouco radical. Se a Apple não deixa portar o Firefox/Gecko para o iPad, então simplesmente o ignore-o ou crie uma solução alternativa, como fez a Opera, que ao invés de fazer uma capa para o safari, fez apenas um aplicativo cliente de um proxy especifico para renderizar as páginas via Presto

Mas eu entendo a posição e a pressão que a Mozilla deve estar passando, já que a versão Mobile do Firefox só existe para o Android e para o Maemo, é preciso aumentar o leque de opções para o usuário, mas abandonar todo trabalho feito nos últimos 15 anos não pode trazer bons resultados.

Acho que esta será mais uma experiência que vai sair atrasada, não vai agradar e ficará tomando poeira em algum fórum ou repositório da Mozilla.

Acho que a Mozilla deveria investir mais de seus parcos recursos na melhoria do Fx Mobile para Android e WP (e WinRT, não acho que a M$ vá conseguir manter um modelo fechado como a Apple por muito tempo, e como conhecemos bem o Windows, sempre vai ter brechas para suprimir as limitações de API) e no B2G.

Vi algumas opiniões dizendo que "esta será a saída honrosa da Mozilla do Gecko para o WebKit", não acho que isto vá acontecer, pois o próprio WebKit é um fruto do motor Gecko.

O Mozilla Gecko é um ótimo e estável motor de renderização, e ao contrário do que muita gente pensa, não é ele que fica travando o Firefox, e sim o XUL, que é a framework que gera a interface do programa, esta sim, acho que com o tempo vai ter que passar no minimo por uma reforma profunda ou até mesmo ser substituída.  Quem sabe o Junior não abra novos conceitos para uma melhoria no XUL? Vamos torcer!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.