Atualização

quarta-feira, 13 de junho de 2012

[especial] Firefox 14 Beta 6

Firefox 14 beta 6 no Windows 7 

Disponível no canal beta da mozilla desde sexta-feira, o Firefox 14.0b6 (?!?) trás alguns aprimoramentos interessantes, e como é de costume, o Vox sempre testa e trás um resumo do que vem por aí.

Obs: As imagens deste post estão em miniaturas para melhorar o carregamento da página, para visualizar as mesmas basta clicar nelas para abri-las em alta resolução. 

*Beta 6? 

A priori eu pensei que alguém tinha cometido um erro ao publicar a versão beta, mas na verdade foi algo proposital para alinhar as versões betas dos diversos dispositivos.

A versão estável mobile do Firefox, principalmente a versão para Android ainda está na versão 10 (Firefox ESR), isto se deve por que a mozilla vem corrigindo diversos bugs na nova interface do Firefox mobile, por isso nenhuma versão beta desde a 10.0 foi promovida, porém, parece que na versão 14 a coisa vai, e como o Firefox 14 entrou em beta há 6 semanas atrás na versão mobile, ou seja, a mesma está no Beta 6 e para evitar confusão, eles estenderam a contagem para a versão Beta do destkop. Então na versão desktop o "Beta 6" é o primeiro beta e na versão mobile, o mesmo é a sexta versão beta.

É confuso, mas eles prometeram que a partir da versão 15 tudo volta ao normal! :P 

*Mudanças gerais

Enquanto na versão 13 houve mudanças visuais a versão 14 trás apenas novos recursos internos e alguns aprimoramentos interessante (incluindo no visual).

Internamente a mozilla vem empenhando-se em incorporar o Firebug as ferramentas nativas de desenvolvimento, desta vez o Dev Tools tem suporte a Point Lock/Pseudo Class lock algo que só vai deixar alegre aquele coitado que desenvolve em CSS.

Além disso, mais alterações "MemShirink" foram realizadas, desta vez foram incluídos novo pontos de medição de memória e correções de bugs de vazamentos de memória.

A pesquisa do Google incluída no Firefox passa a utilizar o https com protocolo SPDY, o que deixará a busca mais segura e segundo o Google, mais rápida também.

E pequenas mudanças para o MacOS X lion que para quem usa MacBook ou iMac é sempre bem vindo.

E por fim, suporte a captura do mouse em aplicações html5, o que é ótimo para jogos!  

*Mudanças visuais barra de endereços: fim dos favicons, botões flats e autocompletar

 

Na imagem acima vemos três aprimoramentos de uma vez só: Primeiro o favicons não serão mais exibidos na barra de endereços, o espaço onde ficava o ícone do site foi substituído por um planeta. Este ícone do planeta só irá mudar se você estiver utilizando um site seguro legitimo, então o mesmo vira um cadeado (dependendo da segurança do site, o cadeado pode ficar verde (alta criptografia), cinza (criptografia básica) e vermelho (certificado inválido). Em site com identidade comprovada, aparecerá também o nome do mantedor.

A segunda mudança é uma funcionalidade que existia até o Firefox 3.6 e que agora está de volta: O auto completar endereços, como vocês podem ver acima, não há diferenças da funcionalidade entre o 3.6 e o 14.0b6, porém durante o uso o mesmo ainda está um pouco bugado.

Por fim, o contorno nos botões da barra de ferramentas sumiram, para os programadores nós chamamos isto de "botões flat". Alguns ícones também foram ligeiramente modificados.

* Desempenho

 

Em compração ao teste passado, praticamente não houve mudanças, apenas tivemos uma melhoria nos números finais, enquanto os numeros de ínicio ficaram exatamente iguais.

Vamos aos números:

Memória de Trabalho Firefox 14.0b6 Firefox13.0b3
Inicio 25 MB (=) 25 MB
Fim 81 MB (< 04 MB) 85 MB

A Memória de confirmação teve um resultado parecido com a memória de trabalho, o que dá para concluir que as alterações MemShink desta versão foram para corrigir vazamentos e discrepâncias que acometeram a versão anterior.
Memória de Confirmação Firefox 14.0b6 Firefox13.0b3
Inicio  31 MB (=) 31 MB
Fim  88 MB (< 03 MB) 91 MB

Em navegação normal, houve uma grande melhora, principalmente se você assiste muitos vídeos ou acessa muitos sites em Flash, recomendo você atualizar o plugin flash de seu computador para a versão 11.3, pois tanto o Firefox quanto o Flash agora aplicam um isolamento de memória e até sandbox, que faz o consumo de memória do Firefox não só ficar menor como o mesmo fica muito mais estável e menos suscetível a travamentos. Em duas horas de navegação a média de consumo ficou em 120 MB com pico de 296 MB (memória de trabalho).

Como eu posso repetir os testes?  

Muita gente me pergunta e por isso colocarei esta explicação em cada novo especial do Firefox. 

Nossos testes não tem nenhum segredo. Se quiser repetir o teste em sua casa, faça uma instalação limpa do Firefox beta (incluindo na criação e uso no teste de um novo perfil de usuário), com todas as extensões e temas desativados e sem página inicial.

Inicie o firefox e depois o gerenciador de tarefas de seu Windows. Espere o valor estabilizar e você terá a medida de Inicio. Para fazer a medida de Fim, basta acessar os nossos 3 sites, o Vox, o site do Chaos MenuGames e o fórum. Navegue por 5 minutos pelas páginas, quando terminar deixe o FF em repouso (aproximadamente 30 segundos á uma minuto), até o numero do consumo de memória estabilizar.

Eu evito de abrir muitas abas, o teste é feito com apenas 3 abas aberta. A maioria dos testes feitos por aí levam em conta que a maioria dos usuários abrem no máximo 5 abas quando navegam. 


*Conclusão 

 

Já virou padrão, depois de grandes alterações vem um período morno de versões com apenas aprimoramentos, e o Firefox 14 faz parte deste circulo, mas no conjunto da obra, vem com melhoria significativas e vale sim apena o upgrade

Não acredite apenas no que eu digo, siga estas instruções e experimente a versão beta clicando no botão abaixo.

Download Beta


PS: Botão RESET no Firefox 13

Muitas pessoas acharam que eu tinha esquecido de mencionar no especial anterior a função de Reset no Firefox 13. Esta função só foi ativada na versão 13.0 beta 5 apenas se você executasse o Firefox no perfil padrão (default). Como testamos a versão beta 3, então a culpa não foi minha :D

Se você já tem a versão final 13.0 e quiser dá um reset, basta digitar "about:support" (sem as apas) e clicar em "Restaurar firefox". Para quem sentiu falta, aí está:

 

Eu não testei esta funcionalidade e quem utilizou disse que o mesmo apaga tudo preservando apenas o que é listado (extensões e configurações vão para pqp), portanto, utilize apenas em último recurso, para remover um vírus ou restaurar o firefox sem precisar de uma reinstalação!

1 comentários:

Dav disse...

foi uma boa analise hoje atualizei o firefox para o 13.1

Quando atualizei para o 13 apareceu um bug no foxitreader (para ler pdf no navegador) ficava dizendo toda hora pdf error e a pagina nem tinha pdf e ser lido

resolvi desativando a extensao vou caguetar a eles

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.