quarta-feira, 16 de maio de 2012

[especial] Firefox 13 beta 3

  Firefox 13.0 beta 3 no Windows 7 

 A quase 3 semanas disponível no canal beta da mozilla, o Firefox 13.0 vem com várias novidades, e como é de costume, nos do Vox sempre testamos a versão beta e trazemos um resumo do que vem por aí.  

Obs: As imagens deste post estão em miniaturas para melhorar o carregamento da página, para visualizar as mesmas basta clicar nelas para abri-las em alta resolução. 

*Mudanças Gerais 

Internamente as mudanças que se destacam:o protocolo SPDY do Google ativado por padrão (o mesmo estava presente desde o Firefox 11 mas vinha desativado). Se funcionar como esperado, o Firefox terá um desempenho muito melhor nos sites e serviços do Google.

Houve mais de 70 aprimoramentos nas ferramentas de desenvolvimento, e suporte maior de objetos em ECMAScript 6 e a várias novas diretivas de CSS 3 trazem ótimas noticias para os webmasters e webdesigners.

O carregamento de abas por demanda e a rolagem suave, ambas funcionalidades presentes desde o Firefox 4 (no caso das abas por demanda, ativas e aprimorada no Firefox 8) agora são ativadas por padrão, o que deixará o uso do firefox bem mais suave.

E por fim foi implementado aprimoramentos para os sistemas de plugins da Adobe e um novo código para limpeza de memória, ambas visando o aumento de desempenho. 

*Nova home page e nova página de abas


Estas serão as mudanças mais significativas da interface do programa na versão 13.

Na primeira imagem nós vemos que a mozilla finalmente desvinculou sua página inicial com o estilo do Google (limitando-se apenas ao logo pequeno do lado da caixa de pesquisa), agora com um fundo texturizado em cinza e com uma barra de atalhos na parte inferior e com o logo da mozilla na parte superior direita e com o logo do firefox em destaque no centro da página,  nota-se o esforço da mozilla de aos pouco melhorar a interface do navegador.

Na segunda imagem nós vemos o famoso "speed dial", ou seja, miniaturas dos sites. Inicialmente o Firefox monta a lista baseado nos sites que você mais visita, mas você pode personalizar a lista, movendo, fixando, adicionando ou excluindo site entre as nove miniaturas possíveis. Se você não quiser ver a miniaturas, basta clicar no link de ocultar na parte superior direita. 

*Desempenho

 

Nos testes deste mês houve uma mudança significativa em relação aos testes anteriores: O sistema operacional utilizado agora é o Windows 7 Ultimate SP 1 e a aceleração gráfica por hardware ativado.

No meu antigo PC que usava Windows Vista e sem a função de aceleração de hardware ativada mais as adições efetuadas nesta versão explica o aumento de memória relatado neste teste em relação ao anterior. Só vamos obter um parâmetro melhor da evolução de desempenho apenas nos próximos três testes (no minimo).

Vamos aos números:
Memória de Trabalho Firefox 13.0b3 Firefox12.0b1
Inicio 25 MB (> 01 MB) 24 MB
Fim 85 MB (> 12 MB) 73 MB

A Memória de confirmação teve um resultado discrepante, o que leva a concluímos que o aumento relatada na tabela acima deve-se mais aos novos parâmetros no teste no que nas adição de recursos.
Memória de Confirmação Firefox 13.0b3 Firefox12.0b1
Inicio 31 MB (< 03 MB) 34 MB
Fim 91 MB (> 07 MB) 84 MB

Vale ressaltar que mesmo com o aumento de memória relatado acima, o Firefox 13 teve um navegação tranquila em outros sites e redes sociais. Em duas horas de uso intenso, o mesmo teve uma média de 126 MB de alocação com três abas abertas. 

Como eu posso repetir os testes?  

Muita gente me pergunta e por isso colocarei esta explicação em cada novo especial do Firefox. 

Nossos testes não tem nenhum segredo. Se quiser repetir o teste em sua casa, faça uma instalação limpa do Firefox beta (incluindo na criação e uso no teste de um novo perfil de usuário), com todas as extensões e temas desativados e sem página inicial.

Inicie o firefox e depois o gerenciador de tarefas de seu Windows. Espere o valor estabilizar e você terá a medida de Inicio. Para fazer a medida de Fim, basta acessar os nossos 3 sites, o Vox, o site do Chaos MenuGames e o fórum. Navegue por 5 minutos pelas páginas, quando terminar deixe o FF em repouso (aproximadamente 30 segundos á uma minuto), até o numero do consumo de memória estabilizar.

Eu evito de abrir muitas abas, o teste é feito com apenas 3 abas aberta. A maioria dos testes feitos por aí levam em conta que a maioria dos usuários abrem no máximo 5 abas quando navegam. 

*Conclusão 

Acredito que as duas mudanças visuais mais os aprimoramentos incluídos na versão 13 vai agradar mais os usuários que vem pedindo mudanças mais profundas no browser da mozilla.

Se este ritmo de mudanças continuar nos próximos lançamentos, talvez no fim de 2012 teremos um firefox totalmente reformulado, seja na interface seja internamente. Vamos torcer e continuar acompanhando o trabalho da Mozilla.

Se você quiser testar (por sua conta e risco e em ambiente doméstico, saiba como rodar várias versões do Firefox ao mesmo tempo), clica no botão abaixo (ou no widget "Firefox dev" ao lado) e baixe a versão beta (todas as versões aqui) e tire suas próprias conclusões.

Download Beta

3 comentários:

Dav disse...

Oi

Eu li a materia mas posso ter pulado algo o que essa opçao RESET? que dizem que o FF13 vai ter.

Por que se for o que estou pensando vai ajudar muito a desistalar essas barras de propaganda que se fixam no navegador (eu nunca tive problema com isso mas como ajudo outras pessoas a resolver rsrsrs)

Casper disse...

@Dav

Esta opção de RESET aparece no site de desenvolvimento do FF 13.0, porém aparece com o status "Em desenvolvimento".

Até o Beta 3 eu não encontrei esta funcionalidade. Acho que a mesma ainda não tinha sido implementada (ou ativada), mas no site da mozilla diz que se a mesma for ativada na versão 13, só vai aparecer se houver um travamento grave, parece que a funcionalidade completa vai mesmo aparecer apenas no Firefox 15 :P

Dav disse...

Valeu Casper

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.