Atualização

terça-feira, 20 de março de 2012

[especial] Firefox 12 Beta 1


Firefox 12 Beta 1 no Windows Vista

Neste sábado a Mozilla liberou o primeiro Beta do Firefox 12 que será lançado no dia 24 de abril. Como é tradição aqui no Vox, testamos e listamos as principais novidades que estará presente próxima versão da raposa de fogo (para mim sempre será uma raposa, dane-se o "panda vermelho" :D).


Obs: As imagens deste post estão em miniaturas para melhorar o carregamento da página, para visualizar as mesmas basta clicar nelas para abri-las em alta resolução.


*Mudanças gerais

Além das milhares de correções e ajustes que foram feitos, houve poucas mudanças internas de impacto, nós podemos listar que foi finalmente implementado a fila e objetos no console de desenvolvimento e adição de recursos do CSS 3 e suporte experimental para ECMAScript 6


Houve também ajustes no gerenciador de download e no recurso de busca na página, pequenos aprimoramentos como inicialização automática de downloads para links colados (funcionava na maioria dos arquivos, agora funciona para todos) e mais realce nas palavras procuradas.


* Atualização direta no Windows Vista/7/8 (sem permissões UAC)



Este recurso que existe no Chrome desde sempre finalmente chegou ao Firefox. Para você utilizar ele, você precisa reinstalar o Firefox e o serviço de atualização da Mozilla no seu computador utilizando o instalador (se você utilizar a atualização interna do Fx11 você terá que instalar o serviço de forma manual através do instalador do serviço presente na pasta de instalação do Firefox). Na instalação do Firefox 12 ele vai pedir permissão para você instalar o serviço de atualização e manutenção da Mozilla, se você instalar o serviço, pode ativar ou desativar este recurso em Opções - Avançado - Atualização.


Lembrando que o serviço de manutenção de mozilla não é aquele programa chato que abre junto com o computador deixando-o lento, ele só ativa quando o Firefox inicia a atualização automática, e fecha logo em seguida. Portanto, é um recurso que vale a pena ter ativado.


* Novo estilo dos controles de mídias (vídeo e aúdio em html 5)



O pessoal de UX da mozilla mudou o desenho do player de vídeo/audio html5. Ficou bacana e mais moderno, como vocês podem ver acima.


Obs: Este controle nativo só aparece se o vídeo ou áudio for incorporado de forma direta no site (tags vídeo e áudio), sites como o youtube ou vimeo tem seus próprios controles html5 e portanto o desenho nativo do firefox não é apresentado. Isto vale para todos os browsers.


* Numero de linha no editor de código



Este recurso é tão útil para os webdesigner e webmaster, que realmente eu não sei por que a Mozilla levou 8 anos para implementar isto no editor/visualizador de código fonte da página. Antes tarde do que nunca :P


*Desempenho


A Mozilla vem corrigindo a discrepância que houve nas versões 9 e 10 do mesmo, onde o contador em nossos testes voltou a ter uma tendência de queda.


Lembrando que utilizamos sempre o Beta 1 de cada versão nos testes, este tipo de coisa melhora bastante até o lançamento. Por exemplo, o Firefox 11 final está bem mais inteligente com o uso de memória que as versões anteriores. Em observações posteriores, notei que a média de consumo do Firefox 11 final está ente 110 MB, coisa que é bastante razoável.


Vamos aos números:



Memória de Trabalho: Firefox 12


Inicio: 24 MB (< 2 MB)

Fim: 73 MB (< 1 MB)

Memória de Trabalho: Firefox 11 (veja o teste anterior)


Inicio: 26 MB

Fim: 74 MB

As melhorias não são sentidas na memória de confirmação, onde há um acréscimo de memória no final do teste (provavelmente por causa da página extra que tive que visitar somado com o serviço, vamos ficar de olho nos próximos teste):


Memória de Confirmação: Firefox 12


Inicio: 34 MB (< 1 MB)

Fim: 84 MB (> 8 MB)

Memória de Confirmação: Firefox 11 (veja o teste anterior)


Inicio: 35 MB

Fim: 76 MB

Lembrando que este não é um teste científico, fazemos este acompanhamento apenas para termos uma ideia das melhorias que são implementadas no mesmo. Não use este teste simples para escolher seu browser, já que a medição de memória e desempenho é subjetiva, vária de computador para computador e de pessoa para pessoa.


Como eu posso repetir os testes?


Muita gente me pergunta e por isso colocarei esta explicação em cada novo especial do Firefox.


Nossos testes não tem nenhum segredo. Se quiser repetir o teste em sua casa, faça uma instalação limpa do Firefox beta (incluindo na criação e uso no teste de um novo perfil de usuário), com todas as extensões e temas desativados e sem página inicial.


Inicie o firefox e depois o gerenciador de tarefas de seu Windows. Espere o valor estabilizar e você terá a medida de Inicio. Para fazer a medida de Fim, basta acessar os nossos 3 sites, o Vox, o site do Chaos MenuGames e o fórum. Navegue por 5 minutos pelas páginas, quando terminar e deixe o FF em repouso (aproximadamente 30 segundos á uma minuto), até o numero do consumo de memória estabilizar.


Eu evito de abrir muitas abas, o teste é feito com apenas 3 abas aberta. A maioria dos testes feitos por aí levam em conta que a maioria dos usuários abrem no máximo 5 abas quando navegam.


* Conclusão



A mozilla mantém firme seu cronograma, a cada um mês e meio uma nova versão está pronta, que pode não contar com um número grande de recursos, mas o que aparece na versão final levou meses para ser desenvolvido e no mínimo 4 meses e meio de testes nos outros canais de lançamento, ou seja, os novos recursos sempre estão estáveis.


No Firefox 12 a mozilla faz pequenos updates e ajuste e num geral o Firefox continua o mesmo se comprar com as últimas 3 versões lançadas.


Se você quiser testar (por sua conta e risco e em ambiente doméstico, saiba como rodar várias versões do Firefox ao mesmo tempo), clica no botão abaixo (ou no widget "Firefox dev" ao lado) e baixe a versão beta (todas as versões aqui) e tire suas próprias conclusões.


Download Beta

2 comentários:

Hugo Bastos disse...

Posso notar o seguinte pelos resultados expostos por este site que testou a versão windows e os testes que fiz na versão linux, por definição de sistema que prima pela segurança linux jamais terá atualização automática sem permissão pois o sistema de permissões é muito mais desenvolvido e eficaz nos sistemas linux, e que o consumo de memoria no firefox versão linux é infinitamente menor.

Casper disse...

@Hugo_Bastos

1 - Sim, os testes foram feitos no Windows, e sim, no Linux e no Mac o Firefox é muito mais leve e muito mais estável.

2 - Se você utilizar a versão oficial do Firefox, feito e baixado pela Mozilla e instala-la no seu diretório de usuário, o atualizador automático faz as alterações sem pedir sua autorização explicita, principalmente se vc estiver utilizando uma versão antiga do FF. Vc só nota que está atualizando se ativar o aviso ou quando for iniciar o FF, onde aparecerá o instalador e depois as telas de boas vindas (esta função tem desde o 3.6 senão me engano). Se vc utiliza o FF distribuído junto com sua distro, aí vc precisará da permissão do sistema :)

Obrigado pela visita e pelo comentário

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.