Atualização

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

[especial] Firefox 11 Beta 1


Firefox 11.0b1 rodando no Windows Vista

Na noite desta sexta feira a Mozilla liberou o primeiro beta do Firefox 11. Continuando fiel ao seu novo cronograma de lançamentos, acompanhe com o Vox as principais novidades que estarão presentes na versão final que está programa para o dia 13 de março!


PS: As imagens deste post estão em miniaturas para ajudar o carregamento das páginas. Clique nas imagens para carregá-las em seu tamanho real


* Novidades gerais

O Firefox 11 além de conter milhares de correções de bugs e estabilidade, vem com duas novidades "não visíveis" para a maioria do usuários. A primeira é a incorporação do protocolo SPDY do Google, uma vez ativado a comunicação de dados com todos os serviços do oráculo ficará bem mais rápida, como no Chrome, o único problema é que na versão 11 ele vem desativado por padrão, pois ainda não foi homologado. A previsão é que no Firefox 13 o mesmo já seja ativado por padrão. A outra novidade é que as extensões serão salvas no Mozilla Sync, ou seja, se o mesmo funcionar como deve, você consegue "clonar" seu Firefox em diferentes computadores ou dispositivos com poucos cliques.


Na versão mobile, principalmente para tablets Android, o mesmo vem com suporte integral ao Flash Player!


Por fim, se você tem uma placa de vídeo descente (o que não é meu caso, e por isso eu o não descrevei abaixo com imagens) foi implementado o Page Inspector em 3D, chamado carinhosamente de tilt (por que a aparência do mesmo é semelhante aos travamentos dos velhos fliperamas), ou seja, você consegue ver toda a estrutura de uma página em um modelo 3D. É uma perfumaria, mas não deixa de ser interessante.


* Importação de dados do Google Chrome



Se você quer sair do Firefox para o Chrome, migrar seus dados é fácil, o próprio Chrome faz isto num piscar de olhos, mas o contrário não ocorria. Depois de 3 anos a Mozilla finalmente implementou a importação de dados do navegador do Google.


Por enquanto, como vocês veem na segunda imagem, apenas o histórico, favoritos e os cookies podem ser importados, a Mozilla ainda não conseguiu elaborar a migração de senhas e de configurações (só não colocou porque o Chrome criptografa estas informações), mas já é um começo para aqueles que quiserem fazer o caminho de volta.


* Style Editor



Mais uma bela funcionalidade do Firebug foi incluída nativamente no Firefox, o style editor permite você ativar, desativar e editar regras e diretivas CSS de uma página em tempo de execução. Para os webdesigner, é uma mão na roda.


* Desempenho


Uma coisa que me deixou feliz, é que aquele aumento ocorrido no Firefox 10 beta 1 parece ter sido resolvido no Firefox 11 beta 1. Os índices de nossa medição voltou a diminuir, ainda que o mesmo ficou um pouco maior que os índices do
Firefox 9, como você podem observar nas imagens acima e no condensado abaixo:

Memória de Trabalho: Firefox 11


Inicio: 26 MB (=)

Fím: 66 MB (< 12 MB)

Memória de Trabalho: Firefox 10 (veja o teste anterior)


Inicio: 26 MB

Fim: 74 MB

Na memória de confirmação, houve uma melhoria significativa no uso final.


Memória de Confirmação: Firefox 11


Inicio: 35 MB (< 1 MB)

Fim: 76 MB ( < 9 MB)

Memória de Confirmação: Firefox 10 (veja o teste anterior)


Inicio: 36 MB

Fim: 87 MB

Lembrando que este não é um teste científico, fazemos este acompanhamento apenas para termos uma ideia da melhorias que são implementadas no mesmo. Não use este teste simples para escolher seu browser, já que a medição de memória e desempenho é subjetiva, vária de computador para computador e de pessoa para pessoas.


Como eu posso repetir os testes?


Muita gente me pergunta e por isso colocarei esta explicação em cada novo especial do Firefox.


Nossos testes não tem nenhum segredo. Se quiser repetir o teste em sua casa, faça uma instalação limpa do Firefox beta (incluindo na criação e uso no teste de um novo perfil de usuário), com todas as extensões e temas desativados e sem página inicial.


Inicie o firefox e depois o gerenciador de tarefas de seu Windows. Espere o valor estabilizar e você terá a medida de Inicio. Para fazer a medida de Fim, basta acessar os nossos 3 sites, o Vox, o site do Chaos MenuGames e o fórum. Navegue por 5 minutos pelas páginas, quando terminar e deixe o FF em repouso (aproximadamente 30 segundos á uma minuto), até o numero do consumo de memória estabilizar.


Eu evito de abrir muitas abas, o teste é feito com apenas 3 abas aberta. A maioria dos testes feitos por aí levam em conta que a maioria dos usuários abrem no máximo 5 abas quando navegam.


*Conclusão



Vejo muita gente "decepcionada" com cada lançamento do Firefox, acham que o browser está a mesma coisa, apesar das poucas mudanças visuais feita em relação a versão 4.0, houve muitos avanços e aprimoramentos desde a versão 4, só que ao invés de lançar todos estes lançamentos uma vez por ano, agora eles saem distribuídos uma vez por mês.


Para quem não gosta tanto de atualizações, basta instalar a versão ESR, que terá o ritmo de lançamento antigo, ou seja, todo ano um novo lançamento. Do ESR eu falarei mais em um post separado, pois ao contrário do 3.6, a mesma é uma versão mais para empresas do que usuários comuns.


O Firefox 11 cumpre a promessa inicial da Mozilla de trazer novos recursos e suporte a novas tecnologias a cada versão.


Se você quiser testar o Firefox 11 Beta, é só clicar aqui e baixar. Lembre-se que o teste é por sua conta e risco, clique aqui e veja algumas dicas de como usar versões Beta do Firefox em seu computador.

AVISO: Em vários site e alguns serviços do Google como o orkut e o Picasa emitem erros dizendo que a versão 10 e 11 são incompatíveis e não liberam acesso. Isto não é um bug do Firefox e sim dos sites que usam um script de interpretação antigo. Existem algumas extensões e técnicas que necessitam de alterações nas configurações avançados do Firefox, o que não é recomendado. Faça seu papel e entre em contato com os donos destes sites e serviços pedindo para atualizarem seus scripts. :P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.