Atualização

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A robótica brasileira está progredindo ...


Os nosso robôs não são mais brinquedos ...

" Nos últimos dez anos, o Brasil deu um salto no que diz respeito à tecnologia robótica, mas ainda sofre - e é possível que a situação se mantenha assim por algum tempo - com a falta de infraestrutura. Segundo especialistas do segmento, a dificuldade de conseguir componentes é um dos principais problemas enfrentados pelos desenvolvedores de robôs, o que acarreta em lentidão na melhoria da tecnologia e encarecimento das pesquisas. (...) "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Mesmo com a falta de padronização e com os problemas de infraestrutura e cientistas, o Brasil está se saindo bem na área de robótica, e o mais bacana é que empresas estão começando a investir neste setor, o que há 10 anos atrás seria algo impensado.

É como eu disse, se país continuar bem na economia por um período longo de tempo, tudo tendo avançar, incluindo não só a TI, mas a robótica também.


Os desafios ainda são muitos, e temos que ser realistas, estamos ainda distante dos trio asiático (China, Japão e Coreia do Sul) e dos EUA na questão de robótica e não vamos alcançá-los tão cedo, mas tem que se começar por algum lugar, e pelo menos nos próximo 5 anos, o prognóstico nesta área é ótimo.


Aqueles dias que apenas estudantes de engenharia, ou professores e cientistas fodões ou mesmo algum nerd excêntrico fazia robôs que eram simples brinquedos estão para acabar. Já tem empresas e universidades especializadas no assunto, e eles fazem robôs para o mercado, ou seja, a brincadeira acabou. Este é o primeiro passo, agora só falta a demanda aumentar.


Não sei quanto a outros setores, mas 2012 vem sendo apontado com um ano de ouro para a tecnologia nacional, vamos esperar que estas previsões se confirme e que o mundo continue a existir em 2013 ;-)

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.