Atualização

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Os investimento em desenvolvimento de TI virão, se a economia continuar bem ...


Esses jornalistas não sabem fazer manchetes ...

"
BRASÍLIA – O Brasil precisa ampliar os investimentos em tecnologias da informação e da comunicação (TICs) se quiser estimular a pesquisa e o desenvolvimento.

A área de TICs inclui setores como equipamentos e serviços tecnologicamente avançados de informática e de comunicação. "

Fonte: Info (ler matéria)

No século 21, aquele que não investir em TI, simplesmente não existirá. Por tanto, sempre vai ter investimentos nessa área.

Hoje no Brasil, 90% dos investimentos é para infra estrutura e área operacional da TI ... como computadores, cabos, equipamentos, servidores, pessoas que cuida de tudo isso! Agora, desenvolvimento na área de TI, desses 10% vão quase para o desenvolvimento de softwares comerciais. O que é investido em desenvolvimento tecnológico próprio é quase ínfimo, tanto no campo do governo, e principalmente do campo privado.


Porque eu fiz essa pequena introdução? Para que você acompanhe meu raciocínio e não leve a má interpretação que a manchete da info faz, dando a entender que o Governo é o culpado de tudo isso.


O investimento do Governo é pouco? Sim, mas é praticamente 95% do desenvolvimento de tecnologia produzido no Brasil sai de recursos estatais (embrapa, Petrobras, Forças Armadas, Universidade públicas). O Setor privado praticamente não desenvolve nada aqui.


A grande parte das empresas compra a tecnologia do estrangeiro, até eu e você compra a tecnologia estrangeira (afinal, o Windows/Linux/Mac ou celular que você está usando para ler esse texto foi desenvolvido aqui?). Calma, não quero criminalizar ou demonizar o estrangeiro, só quero fazer justiça.


Também não estou afirmando que a iniciativa privada Brasileira é inerte, muito pelo contrário, ela vem expandindo a cada ano. O que eu quero dizer, é que a economia Brasileira deve continuar crescendo bem nos próximos 5 anos, para podemos ver os primeiros frutos desse investimento, seja do governo, seja privado.


Ciência, seja ela da computação ou qualquer outra não aparece com milagres do dia para noite, precisa de tempo.


Até entendo a preocupação do Ipea (que é legitima), mas se tudo continuar bem na economia brasileira nessa década, vamos virar um "celeiro" de tecnologia do mundo, naturalmente, assim como aconteceu com outros emergentes, como a Índia, o Japão, a Coreia e a China.


Paciência ... é questão econômica e de tempo!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.