Atualização

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

[especial] Firefox 9 Beta 1


Firefox 9.0b1 executando no Windows Vista

A Mozilla liberou na noite desta quinta feira a primeira versão beta do Firefox 9! Como já é tradição, o Vox testou a nova versão, e trás o resultado agora.


PS: As imagens deste post estão em miniaturas para facilitar o carregamento das páginas. Clique sobre elas para ver as mesmas em alta resolução.


*Uma versão morna

O Firefox 9 promete ser a versão mais morna de todas até agora, pois será a primeira versão que não irá trazer nenhuma introdução ou aprimoramento de novos recursos.


Mesmo com o calendário de rapidrelease, em todas versões do Firefox até agora, sempre teve a introdução ou aprimoramento visível de alguma coisa. A versão 9.0 não irá trazer nenhuma mudança visível, nenhuma mesmo :(


* Mudanças internas


As poucas mudanças internas que foram feitas, foi para deixar o browser compatível com a nova interface do MacOS X Lion. Outra mudança interna significativa foi da função MemShirink no motor de javascript, com a implementação e aprimoramentos no motor de interpretação de javascript para um melhor desempenho. Além é claro de aprimoramentos de HTML5 e CSS3, adição de suporte a privacidade DNT em javascript e uma lista extensa de correções de bug.


* Desempenho



A boa noticia é que a estabilidade e aprimoramentos de desempenho conquistadas na versão 7 e 8 foram mantidas, com pouca discrepância dos números anteriores:


Memória de Trabalho: Firefox 9


Inicio: 23 MB (> 2 MB)

Fim: 69 MB (< 6 MB)

Memória de Trabalho: Firefox 8
(teste anterior)


Inicio: 20 MB

Fim: 75 MB

A memória de trabalho ficou praticamente estável, tendo um pequeno acréscimo de 2 MB no inicio, coisa que geralmente é consertada até a versão final. Já no fim do teste, depois de muitas oscilações, a memória ficou estável em 69 MB, 6 MB á menos que no teste anterior, o que já é um grande ganho!


Memória de confirmação: Firefox 9


Inicio: 32 MB (> 2 MB)

Fim: 79 MB (< 6 MB)

Memória de confirmação: Firefox 8
(teste anterior)


Inicio: 30 MB

Fim: 85 MB

A melhoria vista na memória de trabalho confirmou-se na memória de confirmação. A conclusão que podemos tirar, é que o renderizador do Firefox está desalocando objetos da memória de modo uniforme e com mais frequência, principalmente durante o uso, já que o marcador de memória em uso está oscilando muito mais durante a navegação.


Lembrando que nossos testes de memória são feitos numa instalação limpa do Firefox, sem complementos ativos e navegando aleatoriamente pelo Casper Vox, pelo site do Chaos MenuGames e no nosso Fórum. É um teste simples que não usa nenhuma técnica especial para ser feito. Fazemos estes testes apenas para termos um parâmetro do quanto melhorou ou piorou em comparação ao teste anterior. Não considere nossos testes como infalíveis, já que a configuração do seu computador para o meu são diferente. O melhor teste, é aquele feito por você!


*Conclusão



Se fosse antigamente, esta versão seria considerada a 8.5 ou mesmo 8.1. Acompanho o desenvolvimento do firefox, e nos agendamentos disponíveis no Mozilla Wiki, esta versão do Firefox ficou pobre de recursos, por que a Mozilla intensificou o trabalho na versão Mobile. A versão para tablets tem uma nova interface e para os smartphones, uma nova interface para a câmera. Ou seja, a Mozilla está nesta versão administrando os melhoramentos da versão para Desktop e avançando nas versões Mobile.

Esperemos que o Firefox 10, que sairá apenas no fim de janeiro de 2012, que tenha mais novidades que o Firefox 9!


Obs: Não utilize a versão beta em ambiente de produção, apenas em ambiente doméstico. Esta versão substitui a versão corrente instalada em sem micro, então, a instalação é por sua conta e risco (Clique aqui para saber mais como executar versões de teste do firefox com segurança).


Baixe a versão beta clicando aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.