Atualização

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

[mini-especial] Firefox 4 Beta 8 ...


Mozilla Minefield 4.0 Beta 8 pre no Windows Vista (sem o Aero)

Nessa madrugada, a Mozilla iniciou o desenvolvimento da última versão Beta do Firefox 4, a versão beta8pre já está disponível no Firefox Nightly Builds.


Dificilmente terá alguma novidade na versão RC, portanto, daqui até inicio de novembro, será apenas releases de ajuste e correção de Bugs.


Não houve mudanças drásticas entre a versão Beta 8 e a Beta 5, mesmo assim, houve alterações que apesar de pequenas, vão fazer a maior diferença. Uma delas pode até causar polêmica.


Então confira as mudanças. A versão Beta 7 também tem alguns desses aprimoramentos mostrados abaixo, mas ainda não completados (a versão beta 7 deve sair nas próxima horas).


Obs: As imagens abaixo estão em miniaturas para não prejudicar o carregamento da página. Clique sobre elas para ampliar.


*Progress Line



O velho relógio sem ponteiros com pontos piscante na extremidade direita da janela que simbolizava o carregamento da página desapareceu dando lugar a algo ainda mais sutil, uma pequena barra de progresso estilizada e extremamente fina que tem cores sortidas e aparece debaixo da barra de endereços e/ou na parte superior das aba (apenas quando a aba está em segundo plano, como na imagem 2).

Por ser sutil demais, vai haver confusão nessa função. Principalmente para os desatentos.

*Barra de notificações sumiu ... virou aviso com balões



Aquela barra cinza que aparecia para notificar algo (principalmente para salvar senha ou permitir a instalação de algum componente) sumiu e virou um ícone na barra de endereços que alerta o usuário através de um balão.

Ficou bom, apenas ainda tem poucas opções quando é para salvar senha, eles tiraram a opção "Agora Não", que era bastante útil.

*A Barra de status também sumiu ... advinha onde ela foi parar? Acoplada na barra de endereços!!



Inovação e ousadia da Mozilla. A ideia até é antiga, mas nem o Google ousou em tirar a barra de status completamente. Agora, quando você passa o mouse sobre um link, o endereço do link aparece numa seção da barra de tarefas, como na imagem acima.

Vai causar polêmica esse recurso, mas se for assimilado e cair no gosto da galera, em breve você vai ver o fim da barra de status nos outros browsers.

* Busca de abas por nome no TabCandy



Era o que faltava na função TabCandy (miniaturas das abas), se você está com muitas abas abertas, e perdeu um site, basta digitar seu nome para que a aba onde o mesmo se encontra fique em destaque. Apesar parecer banal, é muito útil.

* Visual completo do gerenciador de complemento, incluindo a "loja" de extensões




A "loja" (nem tanto, já que é tudo gratuito, seria mais uma galeria, mas a moda é chamar de loja =P) de extensões, está pronta e funcionando sem nenhum problema, apesar de estar presente desde o Beta 5, ainda tinha problemas de visualização. Usei todas as funcionalidade e tudo funcionou!

O Novo visual é muito melhor ,mais intuitivo e mais organizado que nas versões 3.5 e 3.6! Ponto para Mozilla!!

* HTML5 na veia



Apesar do Gecko do Firefox 4 estar a 3 míseros pontos de completar o teste acid3, o HTML5 funciona muito bem, até me surpreendeu ele usando o modo HTML5 do youtube, que não engasgou enquanto tocava um video em HD (coisa que acontece de vez em quando aqui no Chrome).

Apesar do codec do FF4b8pre ainda não ter suporte ao h.264 (vídeos em full HD ou bluray), toca que é uma beleza.

O mesmo está pronto para o futuro. =D

= Conclusão


A caixa Sobre do Beta 8 é parecida com a do Chrome, inclusive com o botão de Procurar/Instalar Atualização.

Um ou outro fica me chamando de fanboy da Mozilla, e acha que eu odeio o Chrome. =P

O que não é verdade. É só você ler o meu post sobre o Chrome na época do seu lançamento (alias, foi com este post que foi inaugurado a nova fase do Casper Vox, post histórico), eu disse que ele tinha futuro e não me surpreendo com o seu crescimento e eu também o uso em várias situações, ele é o meu segundo Browser!!

Mas o Firefox, com essa nova versão, continua ao meu ver imbatível em questões técnicas, e continuarei a utilizar como meu browser principal e recomendando ele por aí. O Firefox é sempre um alternativa, é um projeto que tenta se contrapor a mesmice, pois se você ver bem, o Chrome inovou muito pouco desde 2008, o mesmo com outros browsers, ainda é a Mozilla que puxa a inovação e a qualidade no mercado Browsers.

Estou ansioso para sair a versão RC e a final, que deve ocorrer em novembro, apenas vou migrar de vez para nova versão quando todas as extensões que eu utilizar estiver compatível. Nesse quesito, infelizmente o pessoal ainda não aprendeu. Muitas extensões ainda não são compatíveis. Mais enfim ... nada é perfeito!

Se quiser conferir o Beta 8 clique aqui (instalação e uso é por sua conta em risco!)

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.