Atualização

sexta-feira, 23 de julho de 2010

[dica] Hora certa com o um cliente NTP.


Tela de instalação do Meinberg NTP 4.2.8

A partir do Windows 2000 a Microsoft implementou um cliente NTP que atualiza a data hora do computador semanalmente, mas quem por exemplo percebe que a bateria do CMOS está fraca e computador fica perdendo a hora cada vez que desliga (foi o meu caso) ou mesmo precise e/ou queira que o relógio do computador seja atualizado a cada reboot sabe que o serviço nativo do Windows não funciona como deveria. Ele em 99% das vezes empaca :P

Todos os outros sistemas operacionais que existe tem um serviço nativo chamado ntpd que realiza essa tarefa para você, menos o Windows. Bom, agora tem.


Bom, depois de muita pesquisa no google, achei um cliente digno de NTP para Windows, o Meinberg NTP é um serviço NTP que substitui o serviço "Horário do Windows" e cada vez que você reinicia o computador, o mesmo busca na internet e pronto!


Basta na instalação você informar o país onde mora (nosso caso Brasil) e inserir o servidor NTP de sua preferencia. Eu particularmente uso o NTP oficial do cgi.br que é o a.ntp.br. O Comando é server a.ntp.br iburst . Uma vez configurado*, é só instalar e ficar despreocupado, você não vai mais perder a hora.


O programa é freeware e está disponível em Inglês e Alemão. Você pode baixa-lo clicando aqui.

* Na instalação, desmarque a opção de inserir servers ntp estrangeiros e universais, alguns deles só atualizam a hora em UTC 0 e/ou são muito lentos, já o ntp do cgi.br é rápido e sempre informa a hora de Brasília :D. Para configurar os servers depois da instalação, terá que editar no bloco de notas o arquivo ntp.conf manualmente.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.