Atualização

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O Google cria uma RAD para Android e a Folha vacila ...


Agora qualquer um (segundo a folha) pode fazer aplicativos para android ...

" O Google anunciou uma ferramenta para que iniciantes façam seus próprios programas para Android, o sistema do Google para dispositivos móveis.


Chamada de App Inventor, a intenção da ferramenta, segundo o comunicado oficial, é permitir a criação de aplicativos de forma simples e intuitiva. "


Fonte: PIG Folha Online (ler matéria)

As vezes eu me impressiono como alguns da imprensa não tem nenhum conhecimento sobre algo, mas mesmo assim fazem pose como se fosse especialistas que tentam simplificar aquele monte de coisa para o "povo burro".

Bom, esqueçam o que a Folha escreveu. O App Inventor é uma RAD (sigla do inglês: Rapid Application Development, ou seja, Desenvolvimento Rápido de Aplicações), as RADs são famosas, quem de vocês nunca ouviu falar do Visual Basic, do Delphi, do Access e até mesmo do Dreamwaver ou Flash? Pois é, todos esses programas são RADs, que através de uma interface gráfica de comandos simples, GERAM o código que depois passa por uma compilação e gera um aplicativo.


O Fato de você não precisar inserir um código para programar uma função não significa que o código não está ali. Só que ao invés de você digitar, simplesmente você especifica a propriedade ou o comportamento por Macros e pronto.
Você não vai conseguir criar aplicativos avançados, games e uma calculadora cientifica para calcular todos os números do pi. É uma ambiente limitado que cria aplicações limitadas, se quer algo melhor, vai ter que digitar código.

É bom esclarecer, por que o sujeito lê e pensa que vai poder fazer um sistema "Enterprise" completo quando na verdade, você só vai usar para criar app mais personalizados :P

Agora, dizer que não há uma única linha de código e que qualquer um pode fazer um aplicativo, já é demais. É muita ignorância. O código está lá, escondido, mas está. E não é qualquer um que cria algum aplicação, se fosse assim, todo mundo seria programador, e fariam seus próprios sistemas e não existira mais programadores profissionais.


O Paulo Henrique Amorim chama a Folha de São Paulo de PIG (porcos), as vezes eu tenho que concordar.


Deixa meus amigos do VbMania e outros fórum de programação lerem isso ... rsssss


Quanto a RAD do Google para Android. Só uma frase para o comentário: "Demorô, Legal!" =D

PS: Amanhã tem dica. Não perca! ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.