Atualização

quarta-feira, 23 de junho de 2010

[mini-especial] Firefox 4 alpha 6



Na calada da noite (é por isso que se chama "Build Nightly" =D ) a mozilla liberou a versão alpha 6 do Minefield 3.7 (Firefox 4.0). Nós baixamos e fuçamos um pouco. Documentamos e apresentamos para você as primeiras mudanças visuais do browser desde 2004. Confira!


As imagens a seguir estão em miniaturas, clique para ampliar!


Minha primeira impressão sobre o novo layout do Firefox não foi de espanto, afinal, ou a Mozilla copiava descaradamente o Google Chrome e ficaria sendo zoada para sempre como aquela que copiou o oráculo, ou "inspirava-se" no Opera 10.5x ... a Mozilla escolheu a inspiração que emana a interface do Opera. Veja:



Outras imagens:


A visualização desse novo modo ficou esquisito no Windows XP (estou usando o VistaMizer, o sistema testado foi no XP), muito diferente das screenshoots de outros sites que o testaram no Windows 7 com o Aero ativado, onde ficou muito mais bonito e natural.


Pontos Positivos:


+ Está mais rápido. Claro, desativou 7 das 10 extensões que eu uso na versão 3.6.4, mas você nota que melhorou, principalmente ao navegar em sites em flash ou com java applets.
+ A tela de Complementos (Add on) está praticamente finalizada e vence de 10 x 0 a de qualquer outro browser em quesito navegabilidade e simplicidade. O que já era bem fácil, ficou "mel na chupeta"


Pontos Negativos:


- O botão Minefield tem poucas opções, ao contrário do Botão "O" do Opera ou dos dois botões de configuração do Chrome. É uma versão alpha, espero que eles melhorem nesse quisto.

- O Menu Favoritos some na nova interface. Eu que tenho por volta de 40 sites salvos em várias pastas fica um pouco ruim. A Barra de favoritos como vocês podem ver nas imagens, eu a utiliza apenas para os RSS! Mas nada de outro mundo, se não houver mudanças nesse sentido, basta apenas reorganizar os favoritos em um botão na barra.

Pontos Neutros:


= O resto está igual, tela de opções, download, e todos os outros recursos, estão inalterados nessa versão alpha.

= Desempenho no teste Acid3 não aumentou muito, aumentou apenas um ponto em relação a 3.6.x

OBS: O novo esquema não vem ativado. Você precisa habilita-lo manualmente pelo menu View (Exibir), e ocultar a barra de menus (ao fazer isso, aparece o botão Minefield) e Depois ativar também pelo menu Minefield, a opção de colocar as abas no topo da janela.


Conclusão
: É o estágio de desenvolvimento ainda inicial, mas para quem achava que a mozilla iria perder sem lutar, enganou-se. Há muito o que desenvolver, pelas estimativas mais otimistas, a versão final sai no fim de 2010, mas como sempre atrasa, em 2011 ele estará disponível para nós. Vamos esperar e conferir de perto, cada milestone do desenvolvimento do Firefox 4 :D


Se quiser baixar, clique aqui. É uma versão de teste e não deve ser usada simultaneamente com sua versão regular do Firefox. Teste por sua conta e risco.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.