Atualização

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Positivo e Lenovo: quando sai esse casamento?


Computador Positivo de ultima geração :P

" SÃO PAULO – Após rumores de aquisição pela Lenovo e aumento de suas ações na bolsa, a Positivo Informática emitiu Fato Relevante negando qualquer negociação "


Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

A primeira vez que vi essa noticia que a lenovo ia comprar a positivo foi de 2004 para 2005. Desde então, sempre sai boatos e mais boatos. Quando a Dell estava para iniciar suas operações aqui no Brasil em 2006/2007, tb teve muitos boatos por aí que seu Michael Dell estava interessado na empresa curitibana.

O que eu sinto, é que um dia, a Positivo vai mesmo se vender para alguém, não consigo ver a Positivo como grande multi nacional Brasileira. Não levem essa analise para o campo pessoal, pois não tenho nada contra a Positivo, alias, o meu computador pessoal desde 2006 é um Positivo.


A Positivo é líder de mercado no Brasil, um dos maiores mercados de tecnologia do mundo. E mesmo assim, saem noticias que a mesma vira e mexe, tem problemas financeiros, o que parecer ser má gestão. Outra coisa, a Positivo ela não se valoriza como empresa, pelo contrário, acho que as vezes ele se prostituem, se rebaixando tanto em qualidade em alguns tipos de produtos. Ainda tem a venda e em fabricação para o governo de maquinas com 256 MB de RAM e XP Starter.


Tb não vejo na Positivo inovação, HP, DELL, Lenovo e outras grandes sempre lançam novidades, conceitos, se orgulham de seu departamento de P&D, não vejo isso na Positivo.


E a Positivo está esquecendo daqueles que fizeram ela crescer, os nerds. É raro vc ver PC para profissionais da marca, algo comum até uns 2 anos atrás, agora, vc só ver Positivos com Linux para o programa do governo Federal. Todas as grandes integradoras tem sim seus modelos simples mas tb tem modelos sofisticados.


E por fim, além de comprar a Kennex (que era do Grupo Pão de Açúcar, e só foi vendido para que não atrapalhasse a compra das Casas Bahia), que outras aquisições ou investimentos pesados a mesma fez?


Acho que, se a Positivo tivesse uma mudança de direção, poderia em 10 anos ser uma das maiores fabricantes de PCs do mundo. Afinal, o que era a Lenovo a 15 anos atrás antes de comprar a divisão de tecnologia pessoal da IBM?


Eles pensam pequeno, assim como os antigos donos (herdeiros) das Casas Bahia, e empresas que pensam assim, tem dois destinos, ou falem, ou são compradas por outras. A Positivo, ao meu ver, está encaminhando para a segunda alternativa, infelizmente!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.