Atualização

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Finalmente, a internet é inter ...



Esse "inter" em internet significa internacional, não é? Já vem tarde ...

" A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann), o órgão americano que administra a internet e os nomes dos sites, anunciou que deve permitir o uso de caracteres não-romanos nos endereços da rede.


A proposta, aprovada em primeira instância em 2008, vai permitir que endereços sejam escritos em árabe, chinês ou japonês, por exemplo. A Icann afirmou que se os planos forem aprovados em 30 de outubro, começará a aceitar inscrições já em 16 de novembro. "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na integra)

Nós sempre falamos que nossos órgãos públicos são lentos, isso é verdade, mas não é só no Brasil não. Essa Icann é mais lenta que lesma e tartaruga juntos. Mais um exemplo de que os americanos se acham o centro do universo.

Desde 1985 a Icann licencia domínios para os países do mundo, poxa, será que ninguém lá atrás não pensou nisso, em pelo menos planejar a implementação de domínios em outros caracteres? 50% da humanidade não usa o alfabeto latino. É muita incompetência. E nem vem dizer que a tecnologia da época não permitia pq que é mentira. Os Yankees optaram em apenas usar o ASCII padrão para domínios ao invés do Unicode :P


Não é atoa que o oriente não vê os EUA com bons olhos, ele fazem algo chamado de "internet" que na verdade só usava o alfabeto ocidental, se é algo "inter", deveria haver suporte ao isso desde o começo!


Mas antes tarde do que nunca! Já existe domínios em alfabeto cirílico (alfabeto russo) e é uma mão na roda para eles, principalmente para quem está começando a usar um computador!

Afinal, se fosse inventado no oriente, eles teriam que adaptar para nosso uso (veja a pressão para o twitter abrir á mais idiomas), pq nós ocidentais não poderíamos ter feito o mesmo?

É o fim de uma das mais velhas injustiças da internet. Finalmente, a internet agora é internacional ...


PS: Eu recebi um convite para o Google Wave! Suspeito que alguém que leu nosso post (clique aqui) na época do lançamento se sensibilizou e nos concedeu um convite para nós, afinal, acredito que os 100 mil pioneiros já tenha tido acesso, e o google não soltou nenhum comunicado de novos lotes de convites!


Agradeço a quem mandou o convite. Como prometido no post, vai rolar um especial sobre o mesmo! Semana que vem, junto com o especial sobre o Ubuntu 9.10! Afinal, preciso de um tempo para avaliar e aprender a usar. É a velha e boa era dos Especiais de volta. Não perca!
;)

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.