Atualização

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

USB 3.0 na área ...


Quase 5 Gbps de velocidade, se bobear, o padrão Ethernet é quem está condenado ...

" SÃO PAULO – A ASUS lançou esta semana as primeiras placas-mãe equipadas com o padrão USB 3.0. "

Fonte: Info (ler matéria na integra)

Duas coisas são legais na USB 3.0, a primeira é a velocidade de quase 5 Gbps, acredito eu que para HD e pen drives já está de bom tamanho e ótimo para os dispositivos multimídias, que vão passar os próximos dez anos com uma velocidade razoável.

A outra coisa bacana é a retrocompatibilidade, ou seja, uma porta USB 3.0 vai aceitar normalmente dispositivos USB 2.0/1.1 sem precisar de adaptadores e tal, claro, o dispositivo vai apenas atingir a velocidade de seu padrão.


Quando saiu em 1999 o USB 2.0, agradou muito não só pela velocidade 480Mbps (que era muita coisa para época, alias, continua sendo, que não queria ter um link de internet nessa velocidade?) mas por que corrigiu muitos bugs da 1.0, que além de lenta, trazia um pouco de dor de cabeça, principalmente se vcs as utilizava no Windows 9X.


Agora, com quase 5 Gbps, a USB pode além de mandar as velhas portas COM e LPT para PQP, pode mandar o Ethernet para o mesmo lugar. Já existe o Gigabit Ethernet (1 Gbps) que ainda não pegou na computação doméstica, e para quem usa muitos recursos de rede local em micros, 100Mbps é pouco! O mesmo padrão que vem sendo ameaçado a algum tempo pelo wi-fi, ganhou mais um inimigo. Será que o Ethernet sobrevive a esses dois fenômenos da tecnologia?


Por enquanto, USB 3.0 é só para quem tem grana, em meados de 2010 já teremos a primeiras maquinas mortais aqui no Brasil com esse padrão, aí sim, poderemos avaliar melhor!


Se é o que promete, o USB 3.0 vai trazer mais desempenho aos seus dispositivos. Agora, apenas um detalhe que me deixou curioso e mesmo pesquisando eu não encontrei, o mini-UBS vai ter alteração no tamanho? Os cabos clássico vão A/B ficarão sem alterações físicas, apenas com mais 4 pinos para dados, agora, o mini usb dificilmente ficará igual, a menos que seja nanotecnologia, impossível colocar mais pinos naquele pequeno conector ...


PS: A foto não é dessa placa mãe nova da asus com o usb 3. Colocada apenas por causas das japinhas, que como sabemos, japanese girls atraem público assim como madeira atrai cupim ...


PS2: Estou baixando o ubuntu 9.10 e continuo testando o wave, nesse fim de semana já começo a construir os dois especiais sobre os mesmos!


PS3: Desculpe-me por mais uma semana fraca de post, como já disse, vai chegando o fim do ano, e o tempo vai encolhendo ... me esforçarei mais semana que vem!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.