Atualização

sexta-feira, 17 de julho de 2009

[dica] KompoZer, um substituto a altura do FrontPage ...


KompoZer 0.7.10 com um dos arquivos de ajuda do Chaos MenuGames II aberto ...

A grande maioria dos webdesigner, sem duvida nenhuma elegem o Dreamweaver com a melhor IDE para desenvolvimento de sites que existe. Outra grande parte, principalmente os mais iniciantes ou ocasionais dizem que o melhor é o descontinuado FrontPage, da Microsoft, que também tem recursos bastante interessantes.

O problema é que ambos são produtos caros, vc pode até usar pirata, mas usa por que não sabe que existe alternativas tão boas gratuitas e completamente open source.


O KompoZer é uma continuação do projeto Nvu, e em relação ao próprio Nvu, o KompoZer evoluiu bastante. Ele ainda não tem todas as funções do Dreamweaver mas não fica devendo ao FrontPage, com exceção dos modelos prontos e alguns Wizards do FrontPage que não tem no KompoZer, o que vc faz no FrontPage, vc consegue fazer tranquilamente no KompoZer.


O KompoZer é uma ferramenta de criação de sites bastante interessante. Primeiro, por ser pequeno, não ocupa nem 20 MB, não precisa de instalação, ou seja, vc pode carrega-lo em seu pen drive, tem versões para windows, linux e mac, é baseado no FireFox, ou seja, vc pode instalar complementos e até Temas.


O KompoZer tem sua interface muito parecida com a do FrontPage 2000, se vc usa o Front, não terá dificuldades em achar os itens, vc pode criar sites pelo padrões da W3C e ainda valida-los dentro do próprio KompoZer. O próprio programa já cria o código html dentro dos padrões automaticamente, vc não precisa entender de html para criar o site. Ferramentas para colocar imagens, criar tabelas , links e até estilo CSS estão de fácil acesso e bem visíveis na barra de ferramentas.


No campo de edição, vc pode mover os objetos da pagina livremente e posiciona-los onde desejar, existe assim como no dreamweaver um navegador entre as tags, muito útil para selecionar partes de uma tabela, por exemplo. Sem dizer dos recursos mais básicos de formatação, que estão disponíveis a um clique.


Se vc quer uma alternativa ao Dreamweaver ou ao Frontpage, fica aí a dica, o KompoZer é a primeira opção. É um software livre e muito competente, não é completo, mas isso, com o tempo, eles chegam lá.A Ajuda do Chaos MenuGames II está sendo escrita no KompoZer, faz economizar algumas centenas de MB no HD em relação ao FrontPage e até o Dreamweaver CS4.

Clique aqui para baixar o KompoZer. A versão atual estável é a 0.7.10, mas vc pode baixar a 0.8 Beta. Experimente!

1 comentários:

David disse...

opa estarei testando parece ser bem mais funcional que o Front Page

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.