Atualização

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Courgette: O super compressor do google …

 

Algoritmo Courgette, de 10 MB para 78 KB … se vingar, o winzip e similares estão com os dias contados …

" SÃO PAULO - Os desenvolvedores do browser Google Chrome anunciaram um novo tipo de algoritmo que permite comprimir atualizações do navegador em centenas de vezes. Chamado de Courgette, o algoritmo foi capaz de transformar um pacote de 10 MB num arquivo de míseros 78 kb. De acordo com o Google, a forte compactação é possível por tornar complexas correções de software num arquivo binário mínimo, capaz de ser processado pelo browser do usuário e gerar as atualizações necessárias. "

Fonte: Info (ler matéria na integra)


Puxa, que algoritmo de compressão mas eficiente, diminuiu um arquivo de 10 MB (10240 KB)  para aproximadamente 0,77% de seu tamanho, original, ou seja, uma taxa de compressão de mais ou menos 99.2%. Muita coisa, os mais avançados algoritmos consegue comprimir 70% ou 80%.

Se esse algoritmo for tão competente para arquivos em geral quanto é para as correções do google, formatos tradicionais como o zip e o rar estão condenados. Claro, acredito eu que esse algoritmo vai ser testado muitas e muitas vezes,  e como ele foi desenvolvido mais para compressão de bits ao invés de bytes, talvez não seja tão bom em sons e  alguns formatos de vídeos, mas pode ser uma mão na roda para todos os outros tipos de arquivos.

E claro, tamanha compressão vai ter um custo! Processadores e maquinas mais antigas vão se rápidas para baixar, mas vai sofrer um bocado para descompactar o pacote, já que com certeza, esse algoritmo deve abusar de cálculos matemáticos complexos.

Existe um outro algoritmo espantoso, de totalmente free, é o KGB,que dependendo do conteúdo, pode fazer 500 MB ser comprimido em um arquivo de 2 MB, o que é um feito e tanto, comparável ao Courgette do Google, vai lá saber se o oraculo não usou o KGB como base para o Courgette?

Quando eu disse que a Corel jogou dinheiro fora comprando a WinZip, estava absolutamente certo XD

PS: Duas novidades: A primeira é que, consegui colocar a avaliação de posts no Vox, logo abaixo, vc verá cinco estrelas, assim como no YouTube, vc pode dar de nota 1 a 5 nos post clicando nas estrelinhas. A Avaliação é rápida, é só clicar e pronto. Fique a vontade para dar a nota que vc acha que merecemos.

A segunda novidade é para mim, vou testar por alguns dias, o Windows Live Writer aqui no Vox, ultimamente a pagina de posts do blog não anda tão estável, e é uma oportunidade de ver se esse software é tão bom quanto muitos colegas meus dizem que são. Esse poste foi feito pelo Writer. Notou alguma diferença em relação ao anteriores? Se notou, favor, nos comunique!

2 comentários:

Adilson disse...

Ooo amigos, na verdade esse cara não é um algoritmo de compressão. E sim um algoritmo de diff.

Ele compara dois arquivos (versão anterior e versão atual do browser, por exemplo), e gera um arquivo contendo apenas as diferenças entre os 2.

Casper disse...

Correto: é um algoritmo de compressão diferencial, ou seja, um algoritmo de compressão com perda de dados. Mas não deixa de ser um algoritmo de compressão.

Na época parecia prometer muito, mas acho que não deu muito certo, no meu Chrome ele ainda baixa arquivos grandes para atualizar, chega as vezes a 30 MB. E olha que eu mantenho o Chrome sempre atualizado.

Pelo que fiquei sabendo teve uma empresa que processou o Google por violação de patente no Courgette. Acho que o mesmo justificou o seu nome e ficou que nem o Dr. Abobrinha, só ficou no papo ;D

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.