Atualização

sexta-feira, 27 de março de 2009

thin clients: Vc ainda vai usar um ...


Protótipo de um mini - thin client. Foto: thinclient.org

" SÃO PAULO - O mercado de hosted virtual desktop (HVD) deve atingir 49 milhões de unidades até 2013, segundo previsão da consultoria americana Gartner.

Os HDVs são thin clients que funcionam totalmente em ambientes virtualizados. Hoje, são apenas 500 mil máquinas rodando no mundo, num mercado de 1,5 bilhão de dólares. É o equivalente a apenas 1% dos PCs corporativos. "

Fonte: Info (ler matéria)

É uma tendencia que na minha opinião é irreversivel. Se vc usa hj um PC completo na empresa que vc trabalha, no futuro vc vai usar um thin client.

Os pcs vão ficar apenas para tarefas mas exigentes e para cargo mais elevado, com direito a notebooks. Vc caro "pião", vai mesmo usar um bicho parecido com esse da foto. É um protótipo bastante interessante, pq desde tamanho, ele será acoplado ao monitor de lcd. Aí, vc só tera o teclado e o mouse na sua mesa. Economia de espaço, de energia e de manutençao, o que vai agradar muito aos patrões.

Porém, a segurança da informação e a produtividade é o que vai ser fator fundamental para consolidar essa praga. Num thin client como esse e a grande maioria, vc não tem como mover informações fisicamente através de mídias, a única maneira é através da internet. E com um thin client, a empresa tem controle total da internet. O usuário não vai poder executar qualquer programa, economia de anti-vírus, só executa aquilo que for determinado, se o sistema da empresa por exemplo for via web, vc só terá o browser disponível. Não terá mais musica e nem porno.

Os orgão publicos já tem muitos thin client, e muitas empresas tb, e estão cada vez investindo nessa plataforma. Essa para mim, vai ser a verdadeira nuvem no futuro próximo.

PC completinho e livre, só na sua casa. Decepcionante? Pra vc talvez, mas para quem paga a conta, ou seja, seu patrão, é um ótimo negocio. Então, aproveite em quanto ainda pode :P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.