Atualização

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

UE vs. Internet Explorer: uma batalha injusta ...

Internet Explorer perseguido e destruído
 O Internet Explorer vem agonizando há anos, mas nem por isso devemos chutar "cachorro morto" ...

" Reguladores da União Europeia estão se preparando para punir a Microsoft por não cumprir uma exigência de 2009 de oferecer aos usuários a possibilidade de escolha de navegador, afirmou o chefe antitruste da UE nesta quinta-feira.

"O próximo passo é iniciar um processo formal pela violação de um acordo pela companhia. Estamos trabalhando nisso", disse a jornalistas o comissário de concorrência da UE, Joaquín Almunia. "Não deve ser uma investigação longa porque a própria companhia explicitamente reconheceu ter violado o acordo." (...) " 

Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na integra)

O Internet Explorer vem cada dia mais minguando, perdendo mais e mais usuários para o Firefox e principalmente para o Google Chrome, algo natural, pois cada dia que passa seus concorrentes ficam melhores e com mais recursos, enquanto que sempre que sai uma atualização para o IE, geralmente o usuário precisa fazer o upgrade de seu Windows junto, e só ver o que está acontecendo como o IE 8 no Windows XP por exemplo.

Isto é algo natural do mercado, escolher o melhor custo x beneficio, se a Microsoft quiser que seu browser volte a reinar, vai ter que melhorá-lo muito e convencer o público que o mesmo já não é aquela tranqueira de anos atrás. 

Também é errado forçar os usuários a uma venda casada, ou seja, implicitamente incluir um produto em outro e não dar a escolha de removê-lo, como é o caso do IE. Neste ponto a UE está correta, este tipo de pratica deve ser abolida.

Porém vamos ser justos: Na UE, só a Microsoft e o IE que sofrem este tipo de castigo, os demais browsers e demais plataformas saem ilesas.

A Apple faz a mesma coisa com o Safari no MacOS X e muito pior no iOS, que a mesma não permite outro motor de rederização, tecnicamente falando, não permite outro browser. É quase uma prisão, ou você usa o Safari/webkit ou não usa internet nos dispositivos da Apple.

O mundo linux em sua totalidade adota o Firefox como navegador padrão, apesar que eu gostar muito do firefox, quando eu instalo o ubuntu, o mint, o debian, o mandriva, o gentoo e tantas outras distros, não aparece nenhuma janelinha perguntando qual browser eu queira instalar como padrão, assim como no Windows, se o usuário quiser outro navegador, terá que instalar por conta própria.

O Android em suas versões mais recente vem com o Chrome pré instalado, smartphones com o Firefox OS e netbook com o Chrome OS então nem se fala ...

E então, cade o senso de justiça da UE com todos estes casos? Se uma determinada regra vale para um, então tem que valer para todos, não é assim que funciona a justiça e as leis?

Este é o ponto polêmico, se a Microsoft está errada, tudo bem, ela corrige o erro e paga por suas consequências, mas seria muito mais sadio se todos esses outros casos fossem também julgados.

Aí sim, teríamos uma concorrência realmente justa na UE, lembrando que esta decisão só vale na Europa, e que até agora, ainda não foi adotado e nenhum lugar do mundo.

Lei é lei, tem que ser cumprida ou então anulada de forma correta. Por mais bem intencionado que a UE possa ser, este tipo de seletivismo só abre uma brecha e um precedente perigoso, não só para os concorrentes do IE mas para o mercado em geral!

6 comentários:

Dav disse...

Minha opiniao:

Para mim isso e uma bobiça,o IE quase nao ocupa espaço no HD deixa ele la e so nao usar afinal o Windows nao vai sair mais barato se retirar o IE.Sobre a opçao tornar navegador padrao e so escolher o que voce quer (no meu caso o Firefox)

Alem disso e tanto popup e propaganda sugerindo outros navegadores que o pessoal acaba instalando (como o Google Chorme que diz na propaganda deixar a internet mais rapida)e nem usa mais o IE.

Uma amiga nem sabe direito o que o Internet Explorer por que ela viu a propaganda do Chrome e baixou ele nos primeiros dias de seu primeiro computador e usa ate hoje.

Casper disse...

@Dav

É verdade, o Windows não ficará mais barato se o IE fosse removido (deveria ficar mais barato, mas a Microsoft não é boba)!

E o Chrome só virou esta mania por causa das propagandas. Por um ano depois do lançamento do Chrome e que não houve propaganda maciça do Google, o Chrome ganhou pouco mais de 5% de share empatando com o Safari na época. E sem contar que no Brasil o pessoal gosta de "pagar pau" para o Google, a adoção do Chrome aqui foi a maior do mundo :P

Dav disse...

@Casper

Sobre o Chrome (alias eu falo CROME mas nao deve ser a pronuncia certa) e isso mesmo que voce disse.

Ate em programas ele vem com opçao de instalar,teve um esses dias que se eu nao tivesse marcado a opçao (instalaçao personalizada) tinha instalado o Chrome e mais outras destas "barrinhas" inuteis ¬¬

Casper disse...

@Dav

Eu tb falo "Crome" (de Cromo), que é o mais próximo do original, pois no inglês é assim que é pronunciado, só que com o sotaque característico.

Mas já vi chamá-lo de "chome", "corone", "corume" e até "chorume" O.o :)

E alguns programas como CCleaner, o Flash e o Avast instalam o Chrome, tem que tomar cuidado quando for instalar estes e outros programas, pois numa dessa você pode pegar um spyware ou até mesmo um vírus :(

Dav disse...

@Casper

Eu ri de chorume kkkk

E pegar um spyware, por causa de um programa embutido em um antivirus e o cumumlo da contradiçao virtual lol

Casper disse...

@Dav

É um cumulo um programa instalar algo que não vai precisar e as vezes é muito maior em tamanho que o programa apenas pq uma empresa pagou!

No caso do avast, acho dificil vir com um spy/virus (apesar de eu considero o Chrome um adware), mas alguns programinhas por aí este risco você corre. Então cuidado!

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.