Atualização

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Windows 8 em poucas edições ...

 
" A Microsoft anunciou as edições de seu novo sistema operacional: Windows 8, Windows 8 Pro, Windows RT e Windows 8 Enterprise. A data de lançamento ainda não foi divulgada. (...) "  

Fonte: Folha online (ler matéria na íntegra)

A notícia já é velha, mas cabe alguns comentários.

Tem um lado bom e um lado ruim neste novo esquema de edições do Windows, que na verdade é o mesmo do Windows XP, que tem uma versão Home e outra Pro: 

O lado bom é que com certeza será mais fácil para o usuário comum escolher e entender, já que de fato para ele terá apenas uma única versão (ou duas, pois a versão Starter não está descartada) para se preocupar na hora da compra. Se houver apenas uma edição para o usuário comuns, para nós programadores será uma mão na roda, já que nossos programas terão que ser testados, avaliados e qualificados para uma única versão do Windows, e que de quebra vai funciona na edição Pro sem problemas (como acontece com o WinXP, mas nem sempre ocorrer no Win Vista/7 -- isto tanto para programas para o publico em geral quanto para o ambiente corporativos, que terá também apenas uma edição do Windows).

E nos tablets em ARM, vai ter só uma edição também, isto acaba com qualquer rumor e temor de fragmentação, algo que acontece bastante no Android. 

O lado ruim é que todos nós vamos pagar mais pelo Windows 8. As edições atuais Starter e Home Basic tem um custo muito menor que o Windows Home Premium e Professional, a diferença de preço em máquinas OEM dependendo do fabricante e da loja de revenda pode chegar até a R$ 300. Agora que terá apenas duas edições a venda, a versão Home do Win8 deverá custar o mesmo que a atual versão Home Premium, que é mais cara.

E será também um prejuízo para quem tem a versão Ultimate do Windows 7 e quiser fazer o upgrade para o Windows 8 Pro, já que ele pagou a mais para ter o mais foda Windows com extras e tudo, e o Win8Pro terá apenas ferramentas para TI como criptografia e outras coisas técnicas.

Para mim a noticia não é ruim, mas também não é boa. É uma mudança na qual por enquanto, eu estou indiferente!

E você, vai querer ter o Windows 8 Home ou o Pro? O que achou desta mudança? Deixa seu recado nos comentários. :D

Aviso: Meu computador morreu na sexta feira santa, por isso semana passada não teve posts. Farei o possível para pelo menos fazer 2 posts na sexta até este problema ser resolvido!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.