Atualização

sexta-feira, 9 de março de 2012

A polemica com o ECAD ...


Esta história ainda vai longe ...

" O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) afirma ter embasamento legal para cobrar taxas de blogs que utilizam vídeos do Youtube. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (7), o órgão - que atua na cobrança dos direitos autoriais de músicas executadas publicamente no Brasil - diz ainda que seu "trabalho não tem como foco a cobrança de direito autoral em blogs e sites de pequeno porte". (...) "


Fonte: G1 (ler matéria na íntegra)

Posso estar escrevendo bobagem, mas isto aí não tem nenhum sentido.

Primeiro que tecnicamente falando, o vídeo continua no Youtube ou no Vimeo ou em qualquer outro hospedador. Ou seja, a pessoa incorporar um vídeo do Youtube na verdade está colcando um pedaço do youtube no seu site, o que seria diferente se o cara enviasse um vídeo para seu próprio servidor/player, aí sim o cara tinha que pagar o royalties.


E segundo, isto vai limitando cada vez mais a internet, cada dia mais as redes sociais e os outros sites ficam mais presos a memes e outras idiotices, coisas realmente bacanas que poderiam ser divulgadas, são inibidas por estas medidas.


A mesma lei de copyright permite você utilizar trechos de músicas ou filmes protegidos, desde que não passe de 3 mim (isto na TV, mas se isto for para o STF, acho que a mesma lógica iria valer na internet) ou uma parágrafo desde que citando a fonte original sem sua permissão explicita (como eu faço aqui no Vox, sempre um trecho do texto da noticia e depois o comentário).


Tá cada dia mais difícil manter site ou blog na internet, afinal de contas, você nunca sabe quando chegará uma fatura infernal destas.


Como tinha dito antes, estou pensando em alternativas de licenciamento para o Casper Vox, pois acho que as regras de copyright atuais ou vão tornar-se ditatoriais (pelo menos é a tendência) ou serão abolidas, mas para isto ainda precisamos estudar bastante esta questão.


Como diria um amigo: Steve Jobs venceu, conseguiu implantar uma politica de negócios extremamente impositiva e outras empresas e governos estão fazendo o mesmo. Puxa, se o futuro da informática for tão cheio de regras assim, vai perder a sua principal característica: o dinamismo! :(

PS: Nossos vídeos no Youtube estão salvos, todos os elementos de computação gráfica ou foram feito por mim (pouca coisa) ou são objetos livres (quase tudo rsss), o programa usando para renderizar é o PovRay que também é um soft livre, para editar usei o MovieMaker de meu Windows original e a música dos vídeos foi composta em 1896 e o cara já morreu a mais de 70 anos. Sabe, eu não pensei em nada disso na época, tive sorte XD

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.