sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Google Evil ...


Don't be evil: Eu estava certo em sempre desconfiar deste lema tão "bonzinho" ...

" O Google vai dar a seus usuários a opção de do not track (não rastrear, em tradução livre) seus passos virtuais, ou seja, restringir a quantidade de dados que o gigante de busca armazena sobre as navegações, e assim garantir mais privacidade ao internauta. De acordo com a Bloomberg, a companhia de Mountain View se junta a outras do setor de tecnologia no movimento anti-tracking. (...) "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Eu sei que o negócio do Google é a publicidade, e sei também que um simples AdSense ou AdWords ou aqueles vídeos de introdução do Youtube e banners no orkut, google+ e na própria pesquisa é a fonte de renda de empresa.

Ao meu ver, a coleta de dados anônima (simplesmente o termo pesquisado, o browser/sistema e a cidade) de um determinado estado, país ou continente são coisas corretas, saber o que a maioria das pessoas quer consumir e aí aumentar o preço da propaganda para este setor, não vejo problemas nisto.


Eu que já não gostava daquelas propagandas no Gmail, aproveitando do assunto de uma mensagem para exibir uma propaganda tosca e nada a ver.


Porém, de um tempo para cá, desde que houve a troca de comando (que na época eu achei positiva) que o Google simplesmente radicalizou.


O Larry Page adotou a maneira Steve Jobs de comandar, rasgou o famoso lema "don't be evil" e a Google agora é um monstro gigantesco, e extremamente malvado. Um monstro sedento por informação, quer saber tudo sobre você, o que você come, onde você trabalha, quem são seus amigos, quem são seus inimigos, o que você assiste, quantos litros você urina por dia e outras informações que você não deseja compartilhar, tudo isto para te entochar propaganda.


Essa noticia que o mesmo vai colocar o DNT no Chrome é apenas um despiste, pois depois de todas a noticias de 2012, começou a pegar mal para imagem da empresa, mas acho que esta politica agressiva em invadir sua privacidade vai continuar a vento e poupa, afinal de contas, o que vai fazer eles pararem?


Não só o Google, mas o Facebook e o Twitter andam insuportáveis ultimamente, todos eles estão adaptando sua politica de privacidade, que simplesmente acaba com a mesma.


O único que pode fazer eles pararem com isto, somos nós os usuários. Desde omitir informações nas redes sociais até mesmo boicotar alguns produtos.


Eu estou decepcionado com o Google. Apesar de usar pouco serviços do mesmo (só uso o Search, Blogger, Youtube e Gmail) é muito frustrante saber que seus hábitos na rede pode ser usado para qualquer coisa. Mas acho isto difícil, a grande maioria das pessoas não se importam com isto, acham você paranoico. No dia que estas informações vazarem (elas sempre vazam) e constranger e até prejudicar a vida deste pessoal, aí será será tarde demais :P

PS: Parece que semana que vem sai o beta do Windows 8. Farei o possível para ser rápido e trazer informações do mesmo para vocês.Eu espero que sai um especial, espero. :D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.