Atualização

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A batalha para manter a internet livre está longe de terminar ...



" O FBI está buscando uma ferramenta que permita extrair pistas úteis para a agência de inteligência americana por meio das redes sociais na internet. A agência perguntou a companhias de Tecnologia da Informação sobre a possibilidade de desenvolver um programa que "reforce suas técnicas para coletar e compartilhar informação de inteligência processável de 'fontes abertas'". (...) "

Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Ferramenta para extrair pista úteis ou um spyware em um patamar insano?

E óbvio que o FBI e/ou qualquer autoridade americana já deve ter algum software capaz de fazer isto. Esta licitação é apenas fachada, para homologar uma ferramenta similar que deve ter sido desenvolvido a décadas.


No post passado eu disse que este negócio de SOPA e PIPA ia dar merda, e deu!


Taí, na calada da noite, o pessoal descobre o tal de ACTA, um acordo internacional muito mais abrangente e muito pior que a estes projetos de lei americanos. Será que as empresas agora terão culhão para ir contra a ONU? Acho difícil, já que as grandes empresas como o Google e Facebook arregaram no caso do SOPA/PIPA, acredito que desta vez elas vão ficar quietas.


É, infelizmente, parece que os dias de privacidade na internet estão contados, e se você pode ser preso por baixar um conteúdo protegido, poderá ser preso por emitir uma opinião? pode, o que vai impedir de isto acontecer? absolutamente nada.


A solução: Nenhuma, vamos ter que nos adaptar. Podemos protestar, protestar e protestar, seja na internet ou nas ruas, não vai adiantar. Eles querem, e eles vão conseguir.


Eu desanimei completamente da humanidade quanto a quesito liberdade de pensamento, estamos nos caminhando para uma única forma de pensamento, onde todos pensam igual! Cada dia mais, o debate de ideias é esvaziado, e quando sai, é extremamente polarizado e sem nenhuma conclusão produtiva.


Não me lembro que disse ou escreveu para mim uma vez, mas esse cara tinham razão ao dizer que na idade média existia mais liberdade de pensamento que nos dias atuais.


Sou uma pessoas que gosta do contraditório, da discussão, e cada vez mais o que vejo é uma aceitação passiva, não só aqui no Vox, mas em tudo quando é lugar.


Depois disso, dá para desanimar, não dá? Do jeito que as coisas andam, em poucos anos eu acho que nem irá mais precisar de SOPA, PIPA ou ACTA pois o futuro da opinião publica não é nada animador :P

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.