Atualização

sexta-feira, 16 de abril de 2010

[crônica] A polarização extrema das pessoas na web e a vingança dos Trolls.



Já percebeu que na web de hoje, tudo está mais polarizado? Em fóruns e rede sociais por aí, praticamente do nada, acaba-se gerando uma briga sem razão nenhuma. As pessoas parecem não respeitar mais a opinião do próximo.

Isso a longo prazo não vai terminar bem. Aproveitando que estamos nas vésperas de campanha eleitoral, vou discutir um pouco mais sobre isso, afinal, o Vox pode não parecer, mas já foi um blog sobre política ...

Em conversas com nossos amigos nos bares ou em festas sobre futebol por exemplo, é sempre uma discussão extremamente polarizada, ou seja, cada um "puxa sardinha" para seu time e desdenha o time adversário. Geralmente apesar de toda rivalidade, sempre há um respeito mutuo nessas discussões.

Isso é o que ocorre naturalmente em discussões sobre competições. Mas as discussões polarizadas nem sempre são coisas positivas, alias, quase sempre terminam mal. Brigas entre pessoas e Guerras entre nações sempre começam com discussões desse tipo, onde o que eu defendo é melhor do que você defende e etc.


Bom, no atual momento, Abril de 2010, uma enorme rede chamada internet, vem cada dia mais criando esse clima de "torcida organizada". Não importa qual assunto esteja em pauta, seja em coisas supérfluas como o que aquele cara famoso fez em tal festa, seja em rivalidades com apple x microsoft, seja em coisas mais sensíveis, como tabus, preconceito e o pior, politica, o fato é que, quase todo mundo virou Troll. Hoje é mais fácil você separar o "trigo do joio" que o contrário :P


De fato, eu uso a internet de modo continuo desde 1996, e só vejo isso piorar. Mas tudo começou a piorar a partir de 2007, quando a web lusófona (ou seja, de língua portuguesa) vem duplicando seu tamanho a cada ano. A inclusão digital e social tem seus efeitos benéficos, mas também tem suas lamurias.


Orkut; o site que detêm praticamente 70% da audiência na internet brasileira, lá, onde no começo era uma forma de manter contatos e discutir assuntos, tornou-se um verdadeiro campo de batalha. Onde, vale tudo, literalmente em alguns casos.


Todo mundo já cansou de ouvir e ver a pedofilia e o neonazismo "comendo solto" no orkut e outras sandices, coisas que chocam toda sociedade, mas por incrível que parece, essa parte sempre se mantem oculta, ou discreta.


O que toma conta mesmo, é a incrível perda de tempo com brigas. Se você já frequentou grandes comunidades no orkut, com certeza já viu discussões completamente sem nexos em seus fóruns. E o que torna essas discussões sem nexos, não é a discussão em si, mas o fato de você não poder colocar argumentos sem se posicionar.


Se você tenta colocar bons argumentos embasados com intuito de melhorar a discussão, logo vem uma tropa dizendo que você "está daquele lado", depois a outra tropa diz "que você está do outro lado", e se você tentar justificar que não importa o lado que estamos, você é quase "trucidado".


E se você se posicionar em algum lado, você é "apedrejado" do mesmo jeito. Ou seja, a coisa encaminha-se para que as pessoas que gostam e sabem discutir, se afastem cada vez mais, deixando tudo pior.


Me lembro de 2005, do referendo do desarmamento, apesar de não estar tão forte como agora, eu sofri muitos ataques, principalmente em fórum onde fiz campanha aberta pelo SIM (releia o post), e sempre me acusando de golpista, de não entender "a realidade brasileira", de não ser patriota e etc. Esses caras não sabia que eu fui criado num dos baixos mais barra pesadas de São Paulo, a Brasilândia, sei muito bem o que é a violência, perdi pessoas próximas por causa de armas de fogo, e até hoje, acho que foi um erro o Brasileiro de manter esse "direito" de matar o próximo. Mas em fim, fazer o que?


Depois de 2005, parei de me posicionar, e dificilmente debater sobre politica com outros, pois com o numero crescente de Trolls, não vale a pena você perder tempo e paciência, é como dizem, "NÃO ALIMENTE OS TROLLS".


Hoje, os Trolls são maioria, e não precisam mais ser alimentados, ele se tornaram seres capazes de se alimentarem sozinhos. Antes discutir coisas virtualmente era bacana, hoje, se você não tomar cuidado, pode perder amigos e até empregos, por simplesmente em uma discussão, você não se posicionar ou estar a defender um lado que você julga correto.


Até via msn, antes passava madrugas falando com pessoas, sobre diversos assuntos, hoje, a grande maioria só quer discutir sobre "playstation", sobre novelas, sobre futebol ... não que isso não rende, mas se você tentar puxar o assunto para algo mais polêmico, você é ignorado.


Antigamente, as pessoas não falavam suas opiniões por medo da repressão na ditadura, hoje, não falam com medo da repressão dos Trolls, que em certo ponto (psicológico) é muito pior que a tortura dos quartéis (cyberbulling).

E o mais triste é que, poucas pessoas hoje, respeita sua opinião, a maioria simplesmente a desdenha. O respeito que é tão defendido por palavras, não aparece nas atitudes.


Hoje temos democracia e liberdade de expressão, mas ninguém a usa. Nesse ponto, em termos de sociedade, estamos regredindo. Você hoje, seja no mundo real ou virtual, não pode mais defender ideias livremente. Lastimável.


Assim como fiz em 2006 e 2008, nesse ano vou evitar falar diretamente de politica*. Não quero ser tachado de "vendido" ou "corrupto". Não tenho mais paciência para aguentar esses Trolls. Quem lê o Vox a muito tempo ou me conhece pessoalmente sabe em qual direção vou me posicionar no mundo real esse ano, mas não vou dar motivo aos Trolls virtuais.

Esses quase 14 anos de internet, me deu uma experiência ímpar: não sou mais tão ingênuo, num mundo onde para sociedade falar o que você pensa é errado, a mesma não merece ter ouvir o que você tem para dizer.
Não estou dizendo para você desistir, mas não seja bobo, principalmente, se tratando de politica, pessoas que você defende, provavelmente não vai pagar suas contas e comprar comida para você. Muito pelo contrário, podem acabar tirando o pouco que você tem.

E não se esqueça, isso não vale só para esse ano. Não alimente os Trolls e saiba que, liberdade de expressão não é apenas um direito, é um privilégio. Se "eles" não querem te ouvir, então não fale. :P

* Final do ano, escrevo mais sobre isso.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.