Atualização

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O IE e os sistemas legados ...



" A Microsoft anunciou, nesta quinta-feira (15), que o navegador Internet Explorer passará a ser atualizado automaticamente por meio do Windows Update, dos sistemas operacionais Windows XP, Vista e 7. (...) "

Fonte: G1 (ler matéria na íntegra)

O Internet Explorer é o único browser atualmente que não tem laçamentos rápidos (rapid release), se isto já era um problema quando todos os outros também fazia lançamentos em um ritmo menor, ficou muito pior agora.

O IE9 é o melhor IE que já existiu, sério, mas ele está anos-luz atrás do Firefox, Chrome e até mesmo do Opera!


Eu vejo dois tipos de usuários do IE:


* O usuário doméstico comum que não se importa com o browser que usa, para ele, é só clicar no "e" e navegar;

* Empresas.

No primeiro caso, é impossível você convencer o cara a mudar, e também não importa muito, este tipo de ação da Microsoft ou mesmo a troca de computador faz o cara migrar automaticamente sem ao menos perceber. Já o segundo caso é o pior, já que muitas empresas obriga seus funcionários a usar o IE não por que o mesmo é o melhor e mais seguro, e sim por simples questão de economia e comodismo: querem manter sistemas antigos funcionando como se fosse novos.


Eu vejo um futuro nefasto para este tipo de empresa, pelo menos em produtividade e segurança de TI. Enquanto muitos analistas prendem-se a números de versão, browsers antigos é um risco, quanto mais rápido for as correções melhor é! Vejo em muitas empresas usando o IE6,7, Firefox 1.5, Opera 9 ... por puro comodismo, afinal de contas, se funciona, por que mexer?


Vou pegar de exemplo o Firefox (é o que eu mais conheço, mas não é tão diferente do Chrome ou do Opera): Quem acompanha o Vox sabe, diferenças técnicas entre a versão 4.0 e a 9.0 praticamente não existe. Se o seu site ou sistema roda no FF4, passa tranquilo na versão 9.0. E pelo menos num futuro a curto/médio prazo, isto não vai mudar! Diferença entre as versões? Alguns novos recursos e melhorias de desempenho e correções de segurança.
Em épocas passadas, estes updates seriam versionado em versão menor. O que mudou é apenas a maneira de versionar o programa, puro jogo de marketing, e muitos analistas por aí ainda não se deu conta disso!

Eu não sou burro e nem ingênuo, testes e homologação de software atualmente é um processo complexo, rigoroso (pelo menos, deveria ser), custa dinheiro e tempo, mas o pessoal da TI destas empresas deve e vai ter que adaptar os processos de teste para este novo paradigma.


Vejo esforços da Mozilla para criar uma versão com 8 meses de validade, já é um começo para uma transição, mas mesmo assim, 8 meses é um prazo curto se comparado a 2, 3 ou mais anos de suporte principal que o IE ainda tem, o IE 6 de 12 anos atrás ainda tem suporte oficial.


Não vejo motivo para a Microsoft mudar isto,o que transformará o IE numa plataforma "segura" para todos os sistemas legados do mundo, o que para mim, é um atraso tecnológico sem tamanho. Daqui a 6 anos, vamos estar conversando em como se livrar do IE9.

Outro problema são os pequenos sistemas feitos sobre encomendas, já que uma coisa é uma grande empresa com milhares de computadores, outra coisa é você ver o seu joaquim da padaria usando o IE 6.0. Pequenas empresas a coisa funciona diferente, é mais fácil atualizar, o impacto é menor, mas como dificilmente tem alguém de TI para fazer estes updates, o cara corre riscos atoa!


O Futuro é mais que óbvio: Cada vez mais os sistemas serão construídos para terem manutenções periódicas constantes. Os grandes ERP já tem manutenção constante, e não ficam presos a uma versão especifica de um browser, isto tem que ser feito também para sistema próprios, basta apenas um bom planejamento!

E nas questão de ter suporte a novas tecnologias que pode aumentar a produtividade e diminuir os custos eu nem vou me aprofundar, por que é algo óbvio.

O Assunto é longo, polêmico, e eu sei que o mundo não é perfeito e sistemas legados sempre vão existir, mas escrevi este texto para meus colegas de TI possam refletir e quem sabe, não criar uma solução para este problema: Eu acredito que todo problema, por maior que seja, não é insolúvel, só o é por que ninguém pensou o suficiente para encontrar uma reposta!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.