Atualização

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O fim dos ônibus espaciais ...




" (...) "O ônibus espacial mudou a maneira como vemos o mundo, a maneira como vemos o Universo", disse Ferguson assim que a nave pousou. "Os Estados Unidos não vão parar de explorar [o Universo]." Ele também fez um tributo à equipe da Nasa. "Obrigado por nos proteger e dar a este programa um fim digno." Era o fim do voo de número 33 da nave. (...) "

Fonte: Folha (ler matéria na íntegra)

Confesso. Eu sonhava quando era criança em pelo menos ver um lançamento de um dos ônibus espaciais. Quando se é criança, este tipo de nave faz vc sonhar com o infinito e além :D

O grande problema dos busões espaciais é que a NASA não os evoluiu tecnologicamente, ou seja, não os aprimorou afim de melhorarem seu desempenho, segurança e em custos. A nave Soyuz da Rússia é hoje uma das maneiras mais baratas de irem ao espaço, mas a Rússia/URSS nem sempre pagaram tão barato, foi com o tempo, e com duras penas, que a nave e o foguete foram sendo aprimorados, melhorados sempre visando não só a segurança/desempenho, mas o custo x beneficio.


Desde meados da década de 1990 que os busões viraram grandes elefantes brancos, verdadeiros becos sem saídas, já que tudo neles ficou ultrapassado, e uma revisão geral no programa custaria caro, dinheiro que "sabiamente" depois foi usado nas guerras. O resultado esta aí.


Vejo muita gente achando que a iniciativa privada, que agora vai assumir o lugar da nasa vai fazer as mil maravilhas.


Sinto muito, mas não vai. Como já disse em outro post, o máximo que as empresas vão criar serão naves para orbitar a Terra, nada de cientifico, apenas para turismo. E os milhares de técnicos e cientistas da Nasa que trabalhavam com salários de fome por um ideal? Vão para rua é claro.


Se por um lado, em 20 anos poderemos viajar pela órbita da Terra por puro divertimento, por outro, pelo menos no EUA, não terá mais aquele apelo cientifico. Não terá mais inovação. Não terá mais ciência de ponta. Isto para mim é um fim vergonhoso para NASA. Antes tivessem fechado a agência, pelo menos, manteriam o nome com boa reputação nos livros de história.


Vai demorar para outra nação assumir o lugar dos EUA na exploração espacial. E quem sabe um dia, o Brasil não dê prioridade a esta ciência tão necessária e tão fascinante, pelo menos para mim, a astronáutica será uma das principais ciências num futuro nem tão distante. É uma pena o fim deste sonho, pelo menos para os americanos.


Seja como for, um dia que eu for fazer um tour pelos EUA, vou visitar a Atlântis :D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.