Atualização

quarta-feira, 6 de julho de 2011

[especial] Firefox 6 Beta 1


Firefox 6.0 Beta 1 rodando em Windows XP (clique para ampliar)

Continuando com seu plano de lançamentos rápidos, a Mozilla acabou que colocar em seu FTP a primeira versão Beta do Firefox 6! Pelo cronograma, a versão final sairá em 16 de agosto. Mas como é de costume, nós não esperamos e já testamos a nova versão do Firefox e seus novos recursos.


Obs: As imagens neste post estão miniaturas para agilizar o carregamento da página. Para visualiza-las em seu tamanho normal, basta clicar sobre elas!


* Gerenciador de privacidade/permissões



A Mozilla centralizou em uma única aba, o gerenciamento de permissões para gravação de cookies, de senhas, de cache, de localização e de pop-ups.


Este recurso permite o usuário a ver todas a permissões de todos os sites visitados e se quiser, pode alterar permissões para um determinado site ou para todos de maneira muito mais fácil e mais intuitiva que nas versões anteriores.


Para acessar este recurso, basta o usuário digitar about:permissions na barra de endereços e dar enter. Este recurso tem apenas um problema: Se você tem um histórico muito grande, ele demora um pouco para carregar!


* Revamp Memory



O Revamp Memory é um aprimoramento da famosa tela about:memory. Além de ter mais informações, a tela vem com opções de minimizar um pouco o uso de memória do firefox.


Nas próximas versões do FF, este recurso virá com alguns extras. Pelo menos é o que promete a mozilla. Mesmo assim, o desempenho melhorou, confira mais sobre no fim do artigo.


* ScratchPad



O ScratchPad é uma mesa de depuração de java script, que trabalha junto com o renomado console da web do Firefox. É um recurso muito bem vindo para os webdesigners e desenvolvedores web!


* Miniaturas e animações das abas quando houver movimento



Este recurso funciona melhor no Aero do WinVista/7 ou mesmo no Linux/Mac, pois no WinXP ele fica praticamente imperceptível. Trata-se de exibir a miniatura de uma aba quando você movimentar a mesma pela barra de abas/titulo.


* Plugin check e Desabilitar a aceleração por hardware



A primeira imagem mostra um link para o plugin check, um serviço da mozilla que permite você saber se existe algum plugin desatualizado. Um coisa extremamente útil, e não sei por que esta funcionalidade ainda não foi embutida de vez no gerenciador de plugins.


A segunda imagem, é o janela de opções na guia avançada. Finalmente colocaram a opção de desabilitar a aceleração por hardware. O FF vem travando em muitos computadores mais modestos, por que até então, não havia uma maneira fácil de desativar este recurso.


* Melhoria no desempenho


Nos últimos especiais que temos tido com o Firefox, o que mais as pessoas falam comigo é:


"Você sempre diz que melhora, mas não mostra o quanto. Hunf!"


A partir de agora, vou tirar print do gerenciador de memoria do windows no inicio da execução e depois de navegar pelos nossos três sites (o Vox, o site do CMG e o Fórum). Os nossos sites usam quase todas tecnologias, desde o html5 até mesmo flash, passando por ajax, javascript e cia.


Também tirei as extensões da jogada. Isto pq, sempre o pessoal lança uma nova versão dos add-ons adaptados para nova versão. Por isto, nossos testes não terão nenhuma extensão em execução.


E também por que a grande maioria das pessoas não utilizam extensões!


É um benchmark simples (fuleiro como eu sempre digo) mas é transparente, pois pode ser facilmente reproduzido por você.

Veja as telas a seguir:



A primeira imagem, mostra o FF6b1 depois da inicialização, ocupando pouco menos de 40 MB. O FF 5 carrega usando entre 46-48 MB. Redução de 6 á 8 MB.


A segunda imagem mostra depois que os três site já foram abertos e renderizado, e o melhor ganho vem aí: no FF5 o consumo fica entorno de 96 MB. No FF6b1, ficou em 84 MB. Melhoria de 12 MB.


Desde o FF4, a mozilla está sendo prudente e enxugando o FF aos poucos, está sempre retirando entre 5-10 MB em média do consumo de memória. Sem nenhuma extensão, o browser inicia quase que instantaneamente, ou seja, quando mais addons vc tiver, menor será o desempenho.


São mudanças lentas, mas que se continuarem neste ritmo, poderemos ter um FF bem mais leve em questão de meses :D


* Conclusão



Houve também novos recursos de html 5 implementados e outras correções e ajustes. Ficou devendo o Firefox Share, que não ficou pronto a tempo e foi cortado do cronograma. Seria um ótimo recurso, deixando o FF mais sociável.

Visualmente, não de novo. Como vcs viram, é a cara do FF4, e duvido muito que mude no curto/médio prazo. Mas é possível deixa-lo com a aparência antiga, basta você acessar o menu Firefox, Opções e reativar as barras de menu e de extensões e desativar as abas no topo.

O FF6b1 estará disponível em poucas horas neste site. Baixe e tire suas próprias conclusões.

Aviso: É uma versão Beta e não deve ser instalada em ambiente de produção, pois a mesma substitui a versão corrente do FF instalada em seu micro. Seu uso deve ser doméstico e por sua conta em risco. Clique aqui e veja mais detalhes de como poder usar com segurança versões betas do Firefox.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.