Atualização

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O cúmulo da produtividade ...


Enquanto isso nas trevas do calabouço da ignorância ...

"A fábrica da Apple na China, a Foxconn, obrigou os funcionários da empresa a assinarem um acordo em que eles prometem que não vão cometer suicídio enquanto trabalharem e morarem nas instalações da Foxconn. (...)"


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Fica complicado questionar o modo de vida dos orientais, julgando apenas pelos nossos valores, são culturas completamente diferentes, o que para nós pode parecer (e na minha opinião, não deixa de ser) escravidão, para eles talvez seja uma forma de dedicar-se 100% ao trabalho. O que me deixa mais irritado, é que tem gente que diz que nós, brasileiros temos que adotar esse modelo, o que é um absurdo sem tamanho.

Muitos criticaram e disseram que a Foxconn no Brasil vai ser apenas uma "montadora" de iPad, ora, a mesma lá na China é uma montadora de iPad. Quem desenvolve o iPad e iPhone é a Apple, a mesma só terceiriza a mão de obra. Então, enquanto a Apple não criar uma subsidiária de desenvolvimento fora dos EUA, nenhum país do mundo terá o controle pleno dessa tecnologia, nem o Brasil e muito menos a China.


Outra critica é que os produtos vão ficar caros de mais para produzir e vender por causa dos impostos. Baléla, óbvio se a fabrica vir para o Brasil, vai ter isenção fiscal, e a própria Foxconn não iria ser tão ingenua de investir uma bolada enorme sem ter nenhum retorno financeiro.


E por fim o mais sinistro: O Brasileiro só trabalha 8 horas por dia, por isso é um vagabundo preguiçoso. Conversa para boi dormir. Tem muita gente no Brasil que trabalha 10,12,14 horas por dia, e ainda tem que ouvir o patrão dizer isso. Pergunte para qualquer um que trabalhe acima da jornada de trabalho por lei, o quanto ele(a) sempre quiseram trabalhar apenas as 8 horas. Puxa, muita gente não vive, e tem troll por aí que fica dizendo que brasileiro é preguiçoso. É algo que me deixa profundamente decepcionado e triste.


A China que resolva seus problemas, não gosto desse modelo chinês que está mais para um ritmo industrial do fim do século 19 do que uma "moderna pratica de trabalho".


Há vagabundos e preguiçosos em todo lugar do planeta, e se a maioria dos Brasileiros acham que 8 horas de trabalho é o suficiente, os empresários tem tirar da cabeça essa ideia "escravagista" e adaptar-se e não querer defender modelos que vão contra nossa cultura. Ficar xingando brasileiro de preguiçosos é o mesmo que os portugueses diziam dos índios na época colonial. O Índio trabalha, mas não se mata no trabalho, sabe que acima de tudo, a vida é mais importante.


Para mim, isso tudo é cumulo da produtividade. Que o Brasil precisa de um monte de reforma, isso é indiscutível, mas temos que ficar atentos, para não perdermos o direito mais sagrado: a liberdade. Ou você acha que alguém empregado da foxconn chinesa, que mora, casa, trabalha e até morre (ou se mata) dentro de uma fabrica (senzala), é livre para ir e vir? e você, queria um emprego desses? e se você tivesse um emprego desses, também não pensaria em se matar?

PS: Esses dois posts foram mais filosóficos do que de informática propriamente dita. Mas convenhamos, a ultima semana foi morna em noticias de informática. Por essas e outras que passamos quase dua semanas sem posts. Parece que as coisas vão voltar ao normal, e claro, em breve, um especial sobre a nova versão do Firefox e se deus permitir, do Ubuntu. Então, Aguardemmm :D

2 comentários:

Leandro Laia disse...

Trabalhar para viver é o que interessa. Viver para trabalhar não vale a pena.

Casper disse...

Leandro,

Uma Síntese perfeita do meu texto ;D

Disse tudo!

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.