Atualização

segunda-feira, 21 de março de 2011

Isso é ser responsabilizado ...


Errou? vai para cadeia ...

"NOVA YORK - Um antigo programador de computadores do banco Goldman Sachs foi sentenciado a oito anos de prisão pelo roubo de um valioso código secreto usado no sistema de transações de alta frequência da instituição de Wall Street.

(...)
Kevin Marino, o advogado de Aleynikov, havia originalmente solicitado uma sentença de prisão acompanhada de efeito suspensivo, mas sexta-feira no tribunal ele argumentou que dois anos de prisão seriam adequados para o que definiu como "erro tolo, trágico, horrível e ridículo" de Aleynikov."


Fonte: Info (ler matéria na íntegra)


Num dos post da semana passada eu comentei sobre a responsabilidade que um jornalista deveria ter pelo seus erros, e dei exemplo que se fosse outro tipo de profissional, teria sua vida arruinada ao cometer um erro. Essa história é perfeita para exemplificar e argumentar melhor.

Vou supor que o Russo aí simplesmente baixou esse código do Goldman Sachs sem querer como ele alega, só pelo fato da profissão dele ser regulamentada e bem estruturada nos EUA, ele nem pode alegar inocência, se o fizesse, estaria lascado, então o próprio assumiu a responsabilidade e o advogado dele pediu 2 anos de prisão. A sentença foi 8 anos de cadeia. Que coisa não?


Veja bem, mesmo supondo ter sido um simples erro, olha a rigorosidade da sentença. Por mesmo "sem querer, querendo", não deixa de ser uma conduta criminosa.


Em resumo: Acabou com a vida do cara, mesmo que foi apenas um erro, não teve jeito. E queira ou não, é o mais justo. Corrupção tem que ser combatida assim.


Quem desenvolve esse tipo de tecnologia sabe que o dono da tecnologia é quem paga seu salario. Roubou ou plagiou código tem mesmo que ser punido. Uma coisa é você ter um know-how, outra é você sair por aí vendendo conhecimento alheio. Isso é crime.


Não adianta, tem que ter regulamentação ,fiscalização e pressão (esses dois últimos, não só do governo, mas da empresa e da sociedade) em cima dos profissionais, seja eles qual for, esse tipo de coisa sempre vai acontecer, mas que as pessoas saibam, que se fizerem e forem descobertas, vão ter muitos problemas.


Fica o exemplo, quem sabe um dia, não teremos algo parecido aqui no Brasil?


Obs: Por falar em trabalhador/profissional, a "greve da TI em SP" gorou! (eu bem que avisei, nós da TI não sabemos fazer greve. hunf! =P)

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.