Atualização

segunda-feira, 14 de março de 2011

A imprensa escrita está condenada ...


Os pobres animais de estimação vão perder seu colchão/banheiro ...

" NOVA YORK - Pela primeira vez, o número de leitores e a receita publicitária dos sites de notícias superou a dos jornais em papel nos Estados Unidos, segundo pesquisa conduzida pelo Pew Research Center.

Segundo o levantamento "State of the News Media", o faturamento da publicidade online nos EUA superou a receita com anúncios de jornais impressos.(...) "

Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

A imprensa escrita está condenada: Se você falar isso para um jornalista o cara vai lhe dar centenas de fatos para lhe convencer que será apenas uma transição. Que o atual modelo irá ser transferido para as webs e pronto. Ledo engano.

Que vai ter jornal pago pela web, com certeza, esse não é o principal problema, se fosse, você acha que muitos desses jornais estariam nesse desespero todo? Óbvio que não. O modelo de imprensa escrita que existe hoje é que vai acabar.


O modelo atual funciona assim. O jornalista escreve a matéria, e aí, o que estiver escrito, torna-se algo sagrado. Não pode ser contestado, não pode ser criticado, não pode ser argumentado, e principalmente, se for necessário, o alvo da matéria não tem direito a defesa e nem a resposta, se o reivindicar, será considerado o agente secreto da esquerda mundial para implantar uma censura. Isso é Conversa mole.


Já li tantas coisas mentirosas na imprensa, vi tantas meias verdades, que não sei como eles tem tanta cara de pau de se auto proclamarem os donos da verdade.


Aqui no Brasil a coisa é pior, por que não existe regulamentação, ou seja, não existe regras a ser seguidas. Não há um código de ética. Se um médico, advogado, engenheiro ou mesmo cientista erra, o mesmo pode pagar com sua carreira pelo erro. Mas os jornalista, esse é intocável. O cara pode errar a vontade, ou mesmo fazer propaganda na maior cara de pau sem sofrer nada. Como pode?


A internet não é compatível com esse modelo. Se você ler os comentários das noticias dos grandes jornais na internet, e tirar a trollagem, ira ver de vez em quando criticas construtivas ou mesmo a verdade esclarecida que o artigo não mencionou.


E os blogs. Hoje, qualquer um pode simplesmente emitir sua opinião. No estrangeiro, blogs de opinião como o nós do Vox por exemplo existem aos milhares, e são diversificados e fazem muito sucesso. Aqui no Brasil, por enquanto os blogs de opinião que fazem um pouco de sucesso são os de política.


E a coisas nesses blogs são menos hipócritas do que no jornal. Enquanto o Jornal tenta se passar por imparcial, mesmo não sendo, nos blogs, as pessoas sabem qual o tipo de pensamento que o cara tem, isso é algo muito bacana. Se o cara é palmeirense, você já sabe o que NÃO irá ler no blog dele juras de amor pelo Corinthians.


E se você não concordar com o que o cara escreve, basta não acessar mais ou então comentar sem trollagem, que tenho certeza, que o cara irá lhe responder e até mesmo corrigir-se se for o caso. Pronto. Agora, tenta cancelar a assinatura de um jornal para você ver. Até hoje, o pessoal da Abril fica enchendo o saco para eu voltar a ter uma assinatura da info.


E claro, outros motivos também vão ajudar a acabar com a imprensa escrita. O principal será Darwin. A seleção natural vai entrar em ação. Mais da metades dos periódicos não vão conseguir fazer essa transição, acho que uns 60% vão falir. A seleção também será implacável com os jornalistas. Muitos não vão adaptar-se a esse novo modelo e vão desistir, outros tentaram a TV, e outros tentaram ser independentes na internet. Não sei qual vai ser o resultado disso, mais muitos desses profissionais não vão ter a menor chance.


Mas uma coisa a imprensa/jornalista sempre precisará: ter credibilidade. Sem isso, não importa a mídia, vai determinar o destino de sua carreira/negócios. Sendo assim, você acha a imprensa escrita brasileira tem credibilidade? Só pelo titulo desse post, você já deve saber qual a minha resposta para essa pergunta =D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.