Atualização

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A Inteligência Artificial já é uma realidade e não ficção. Iludido é quem acha o contrário ...


Isso não está muito longe de acontecer. Acredite. Charge: ???*

" Uma palestra que chamou a atenção dos participantes do TEDxRio, evento de tecnologia, conhecimento e multiplicador de boas ideias, na tarde desta terça-feira, foi a do cofundador da Cortex Intelligence e coordenador do CortexLabs, núcleo de pesquisa e inovação do Rio de Janeiro referência internacional na área de Web 3.0, Web Semântica e Inteligência Artificial, Christian Aranha.


"Estamos dentro da próxima onda da internet, a Web Semântica, que nada mais é do que o computador em um nível no qual a máquina por si só começa a interagir com outra máquina, que atingem um nível de inteligência e começam a conversar entre si e trocar informações", diz Chistian, explicando o trabalho que desenvolve na área da internet. "


Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria na íntegra)

Se você acessar o link da matéria e ler nos comentário (se a moderação de lá não os deletou :P), verá um numero gigantesco de pessoas que simplesmente acha essa afirmação uma termenda bobagem!

Digo para vocês que não é: A Inteligência Artificial é uma realidade, e já faz tempo!


Óbvio, não existe ainda uma "Consciência Artificial" como a Skynet por exemplo, mas você não precisa entrar em laboratórios ultra secretos para desfrutar da I.A. O google mesmo, é uma I.A, tem lá seus defeitos, mas consegue fazer uma busca em um gigantesco banco de dados em milésimos de segundo. Você acha mesmo que cada vez que você pesquisa, o google pesquisa item por item de seu banco de dados? Claro que não!


E muitas outras coisas que você nem imagina, como por exemplo, dirigir o metrô, controlar todos os semáforos, controlar uma rede local (se o seu router tem tecnologia Qos tem IA), fazer cirurgias de cataratas e pilotar aviões são apenas exemplos do que um computador pode fazer tão bem quanto nós!


Web semântica, ou "Web 3.0" não é um luxo ou ficção, é uma necessidade real. A Internet cresce em razão geométrica, ou seja, a cada período, dobra seu tamanho. Se nada for desenvolvido, fazer uma simples busca no futuro, ou irá demorar muito, ou haja saco para ver páginas e mais páginas.


Para os descrentes, conheçam a Alice, um bot que responde quase que nem uma pessoa a um simples chat.


Por tanto, num futuro não tão distante, acostume-se a ser atendido no telefone não por operadores humanos (ou por gravações), mais sim por bots! Esse, além do computador quântico, é o grande objetivo da ciência da computação.


E não duvidem de nós. Se estamos falando, é por que vai acontecer. Há 30 anos atrás tinha gente que acha que computador não servia para nada. =D


* Não conheço esse chargista. Se você sabe quem ele é, entre em contato conosco para colocar os devidos créditos!

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.