Atualização

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Rede Sociais: Finalmente, algo que concordo com Papa ...


Ele tem razão: contato humano e prudencia nas redes ... Sai um pouco da web e vai ler um livro.

" CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento 16 expressou aprovação condicional às redes sociais na segunda-feira, elogiando seu potencial mas alertando que amizades online não servem como substituto para contato humano real.

(...) Ele afirmou que as possibilidades das novas mídias e redes sociais oferecem "uma grande oportunidade", mas alertou sobre os riscos de despersonalização, alienação, falta de autocrítica e sobre o perigo de ter mais amigos virtuais que reais.


"É importante lembrar sempre que o contato virtual não pode e não deve substituir o contato humano real com as pessoas, em todos os níveis de nossas vidas", disse o Papa em mensagem no Dia Mundial da Comunicação da Igreja Católica. (...) "


Fonte: Info (ler matéria na íntegra)
Olha, acho que por ser jovem, até antes dessa noticia, nunca tinha concordado com nada que o Papa Bento 16 dizia em suas homilias e sermões. Sempre me pareceu uma pessoa retrógrada, ultra conservadora e até "direitista" demais para um religioso de sua posição. Mas como nenhum ser humano é inteiramente bom ou ruim, eis que depois de 6 anos ele me surpreendeu.

Finalmente ele disse algo que eu concordo com numero, gênero e grau. E mais, se ele fosse mais ligado na tecnologia, estenderia esse sermão não só as redes sociais em si, mas em toda web (ou cyberespaço, é como ele chama as interwebs).


Na noticia acima negritei 3 coisas que já expressei minha preocupação aqui várias vezes (Veja em crônicas).


É só você acompanhar os comentários nas noticias nos grandes jornais, nos fóruns, comunidades, e até newsgroups. Fiquei abismado com muitos comentários sobre a tragédia na região Serrana do Rio e mais recente as chuvas que alagaram o tiete. Trolls pedindo por mais sangue, desejando um eugenia, uma coisa repugnante, e totalmente neo nazista. Poxa, com tanto sofrimento, uma pessoa falar isso, é de uma alienação, de uma despersonalização e de uma falta de autocritica tão grande, que chega a beira do ridículo.


E em quase tudo na web hoje, você vê um alienação gigantesca e uma batalha campal constante. Ninguém nos anos 1990 por mais pessimista que fosse, iria prever essa dominação da web pelos dos Trolls.


Espero que muitos católicos que são Trolls leiam as palavras do Papa e reflita bem. Aliás, independentemente da religião, todo mundo tinha que parar e pensar um pouco, isso já seria uma ajuda grandiosa, não só na web, mas no mundo real inteiro. :-|

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.