Atualização

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Novo-velho dinheiro ...




" (...) A necessidade de dar mais segurança às notas foi a justificativa do BC para a criação da nova família de dinheiro de papel. “Com o avanço das tecnologias digitais nos últimos anos, é necessário dotar as nossas cédulas de recursos gráficos e elementos antifalsificação mais modernos, capazes de continuar garantindo a segurança do dinheiro brasileiro nos próximos anos”. (...) "
Fonte: Info (ler matéria na íntegra)

Gostei do novo desenho das notas de real!

Eu temia que nosso dinheiro voltasse a ter aquelas busto (quando criança, achava e até hoje acho que eram caricaturas =D) de figuras históricas que ninguém conhecia, como nas famigeradas notas do cruzeiro X (X pode ser: novo, velho, alto, gordo, magro e etc ;D ) do inicio dos anos 90. Vocês mais jovens escaparam de ver um dinheiro tão brega e tão feio. Duvida? clique aqui e veja com seus próprios olhos!


Bom, isso está acontecendo em todo mundo, até o Dólar está passando por uma re-estilização, as notas novas de dólar não estão tão verdes como era antigamente. Em breve chamar dólar de "verdinhas" não terá mais sentido, afinal, umas são levemente azuis, outras levemente marrons ou amarelas.


Mas vamos voltar ao assunto que interessa, apesar de toda tecnologia anti-falsificação o dinheiro ainda é em papel. Quando criança na década de 1990 tinha um professor meu de matemática que vivia dizendo que em 20 anos não existiria mais cédulas de papel, e apenas cartão de crédito. Ele vivia mostrando seu cartão American Express em sala.


Não era só ele, muita gente pensava e ainda pensa assim. Passou-se 20 anos, e ainda estamos no papel. O que aconteceu? O que sempre acontece quando se trata de evolução tecnológica. As tecnologias antigas decaem, mas não desaparecem tão fácil


O Rádio ainda existe,a linha da comando, a manivela tb, e até o PC, que está conceitualmente ficando obsoleto (falo mais disso no próximo post) vai ficar por aí ainda durante muitos e muitos anos!


Então, por mais chips que exista por aí, ainda vai ter aquela situação que você vai precisar de moedas e notas, por mais que elas sejam incomodas (principalmente as moedas). Seja hoje, ou daqui a 20 anos =P

1 comentários:

Leandro Laia disse...

Caraca, essas notas dos anos eram terríveis mesmo! Fora ainda que os preços naquela época eram muito loucos. Todo dia mudava. Acho que a URV foi o ápice da suruba econômica que era o Brasil naquela época.

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.