Atualização

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O Chrome OS já tem uma casa. Coisas interessante vem por aí ...


Cr-48: Primeira "casa" do Chrome Os. Apple por fora, Google por dento: Foto: Gizmodo

" RIO - Alguns geeks americanos de muita sorte acordaram nesta quinta-feira com uma surpresa às suas portas: um notebook CR-48 com o sistema operacional Chrome OS, da Google. Dois dias após o software ter sido revelado pela gigante de Mountain View, os aparelhos do programa piloto de testes começaram a ser entregues para os escolhidos entre os que se cadastraram no site do Chrome OS. O público em geral só poderá comprar um laptop desses a partir do ano que vem. "


Fonte: O Globo (ler matéria na íntegra)

Ao ver as primeiras fotos do primeiro netbook lançado pelo Google, de cara, parece um MacBook, só que mais escuro e sem o logotipo da Apple.

Designer muito simples, muito prático, muito espartano e discreto, parece ser um MacBook genérico comum. O que interessa mesmo, é o seu sistema operacional, o Chrome OS.


Chrome OS, iPhones/iPad e Androids fazem parte do conceito da computação em nuvem, onde tudo é feito na rede. Esse modelo parece que está chegando para ficar!

2011 já inicia com um aperitivo de como será a Década de 2010. Em 2010, nesse primeiro ano da década, já estamos vivenciando o inicio de uma transição que será lenta, do modelo "Cliente/Servidor" para o modelo da nuvem (isso no plano doméstico, no empresarial isso já vem ocorrendo desde 2005).


O mundo, as pessoas, e as empresas de tecnologia não vão esperar os chips de grafeno ou mesmo a computação biológica/quântica ficar acessível. Querem algo mais fácil e eficiente agora, querem uma computação móvel, modulável e principalmente portável. O velho PC com o Windows, não é nada disso.


Essas mudanças são rápidas. Como profissional de TI, temos que ter a sensibilidade de ver que, o conceito de PC ou workstation parece que vai perecer nessa década. A web não virou um canivete suíço, virou uma maleta inteira de ferramentas. Em breve, quase tudo será feito na rede, e pensando assim, por que as pessoas deveriam manter seus dados e arquivos no dispositivo?


Eu não mudei de opinião,a nuvem é ainda é impraticável atualmente, você fazer tudo pela web ainda é algo que precisamos aprender a fazer, e as grandes questões de todas naturezas que ainda precisa ser resolvidas ou superadas! Mas a mentalidade das "pessoas comuns" pedem e suplicam por uma computação mais fácil.


As crianças tem que ser nossos principais termômetros. Dois pivetes de 8 anos num dia desses estavam discutindo comigo dois assuntos que na minha época eu não fazia a menor ideia do que fosse: Aborto e por que não conseguem abrir qualquer arquivo no browser ^^


Se a coisa já está nesse nível de questionamento, o que podemos esperar para um criança de 10 anos no ano de 2020?


Você como nerd e geek pode gostar, mas olhe a seu redor, o povo não gosta de computação, tem medo de computador. Eles utiliza, mas não gosta da maneira que as usa. Um exemplo prático é entre os "populares" alguém ter o sonho de comprar um Alienware por exemplo, até hoje não achei ninguém com esse sonho. A maiorias dessas pessoas se ficar rica, vai realizar seu sonho de comprar uma Ferrari, uma mansão, mais não vão comprar um Alienware ou um iMac topo de linha. Vão continuar tendo os computadores que sempre tiveram!


Pessoas sonham em ter celulares melhores, TVs melhores mas não sonham em ter PCs melhores. Isso é um sintoma clássico. Você quer algo melhor daquilo que gosta, não é verdade?

Bom, esse texto veio de algo que sentia estar acontecendo mas ainda não tinha enxergado. Nesses últimos meses, me surpreendi com o poder da computação móvel. Depois da surpresa, você passar a enxergar as coisas de um novo paradigma. Se você não me entendeu, não se preocupe, vai entender em breve =D


Avisos!


1 - Quase 13 dias sem posts! Desculpe! Não foi apenas a falta de tempo, é que nessas duas primeiras semanas de dezembro, o noticiário é só Wikileaks para lá, Wikileaks para cá. Tá chato pra cacete! =P

2 - Espero conseguir terminar meu post comentando as eleições de 2010. Acho que sai essa semana.

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.