Atualização

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

[dica] Conversão simples de Blogger para Wordpress usando apenas o backup ...




Minha dica de hoje é para meus colegas blogueiros, principalmente os que estão insatisfeitos no Blogger e querem ir para o WordPress.

Se você estava procurando uma maneira de converter o arquivo xml de backup do Blogger (blogspot) para um arquivo xrw de importação do wordpress, principalmente se você quer migrar seu blog do Blogger para o Wordpress sem ter que usar sua contas no google e um serviço demorado, então seus problemas acabaram.


O próprio Google em um projeto no Google Code já disponibilizou uma ferramenta chamada Blogger2Wordpress, onde basta você enviar um arquivo de backup do blog feito no Blogger que o mesmo o converte para o formato da ferramenta de importação de posts do Wordpress.

Na página oficial do projeto (clique aqui), existe também um conversor de Wordpress para Blogger chamado Wordpress2Blogger e conversor de Blogger para outros sistemas de blog, como o LiveJornal por exemplo.


É uma ferramenta que ainda está em desenvolvimento, por isso, a conversão nem sempre é 100%. Uma dica que deixo para quem for usa é antes de fazer o backup no Blogger, remover o código de rodapé do RSS na configuração no blogger, se você não remover, ele irá aparecer em cada post convertido no wordpress.


É uma maneiras muito mais rápida e segura de converter blogs, apesar de haver mil e uma maneiras de fazer isso, espero que essa forma se torne em breve, uma operação oficial.


Achei esse programinha depois de muita procura no google, pois queria ver como ficava o Casper Vox numa versão do wordpress.org aqui no meu localhost, já que não conseguia importar o Vox usando o importador nativo do wordpress. Fico surpreso por não inventaram essa ferramenta antes =P


Lembrete: A conversão é apenas dos Posts, Comentários e Usuários. Temas, widgets e outros não são contemplado nessa ferramenta.

Acesse: Blogger2Wordpress

2 comentários:

Marcos disse...

Casper como eu faço para converter o template do blogger para Wordpress?

Casper disse...

Acho que não existe um conversor automático para conversão de templates entre blogger e wordpress.

E eu infelizmente não sei como proceder para converter templates entre plataformas.

Obrigado pelo comentário! :D

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.