Atualização

terça-feira, 16 de novembro de 2010

EUA e os pontos fracos da segurança da informação ...



" Os Estados Unidos enfrentarão uma grande ameaça das cibertecnologias no futuro, o que exigirá coordenação entre setores civis e militares para proteger redes de um ataque, afirmou o secretário de Defesa Robet Gates nesta terça-feira.

"Creio que há uma grande ameaça futura. E há uma considerável ameaça atualmente", disse Gates durante evento do Wall Street Journal. "E é essa a realidade que nós todos enfrentamos". "

Fonte: Terra Tecnologia (ler matéria)

Acho muito difícil, um hacker ou grupo deles invadirem sistemas sensíveis do governo americano afim de obter dados secretos, é algo muito caro e leva muito tempo e conhecimento para conseguir. O mais provável é que se essa invasão acontecer seja mais para causar terror e panico do que qualquer outra coisa.

É claro, os EUA tem milhares de misseis nucleares intercontinentais apontados para todos os cantos da Terra, se alguém conseguir o controle desse sistema, o apocalipse estará a um clique. Esse tipo de sistema tem que ser isolado e ter tudo quanto é tipo de segurança, e mesmo assim, pelas leis de murphy sabemos que um dia, pode dar errado.

Ficou com medo? não entendeu? deixa eu explicar e exemplificar:


Invadir sistemas do governo americanos para obtenção de dados, seja de pessoas, do exercito e o confidenciais é algo que não tem nexo. Os criminosos e terroristas de plantão precisa apenas apelar para funcionários corruptos e pronto, é mais simples e por incrível que parece, desperta menos suspeitas. O mesmo podemos dizer da espionagem. Um exemplo da eficácia da corrupção aconteceu ano passado na receita federal (que só veio a tona na campanha eleitoral desse ano) a quebra dos sigilos fiscais de mais de 60 milhões de brasileiros e que são vendidos na Santa Ifigênia em plena luz do dia =P


Você já deve ter ouvido a frase "não existe sistema de segurança com 100% de garantia", é verdade e é óbvio que virou até clichê.

Se é um sistema muito delicado, não o exponha a internet você deve estar imaginando. Pronto, fim de papo.

Nem tanto, pode estar a salvo de hackers e cia, mas não da estupidez humana. Não é apenas a corrupção, a ignorância também é uma grande aliada.


Um exemplo típico acontece em muitas empresas, pen drivers infectados são espetados pelos funcionários desatentos, que além de infectar a empresa inteira, expõe dados sensíveis que pode até ser copiados para fora pela praga e serem enviados quando conectados a um rede foram da empresa.


A Ignorância e a Corrupção são os pontos fracos de qualquer sistema, incluindo a segurança da informação. É por isso que você ver Governos, empresas e até pessoas gastando para ter uma segurança um pouco melhor.


E você também deve preocupar-se com isso. Já imaginou você com uma dívida enorme no cartão de crédito ou sua conta no banco totalmente zerada ou o pior, pessoas usando seus documentos para as coisas mais espúrias?


Os hackers e crackers preferem você ao governo americano, é mais fácil e muito mais lucrativos!!!!


Bom, depois de tudo isso, você pode dormir tranquilo! hehehe =D

0 comentários:

Postar um comentário

Politica de comentários:

O Casper Vox modera todos os comentários enviados, e reserva-se no direito de remover qualquer comentário que:

- Contiver spams;
- Que forem duplicados ou floods;
- Que não for relacionado com o assunto do post ou do blog;
- Com ofensas e palavras de baixo calão;
- Que apenas tiver pedidos ou links

Voce poderá postar seu comentário como Anônimo, mas recomendamos e incentivamos a vc usar usar sua conta do Google ou sua OpenID.

Seu email e seus dados serão mantido em sigilo. Leia nosso Termo de uso e a nossa Politica de privacidade para mais detalhes!

Nota: As opiniões deixadas pelos visitantes não refletem a opinião do Vox.